A saga do carregador MagSafe continua e, desta vez, o YouTuber Aaron Zollo (do canal Zollotech) decidiu investigar qual adaptador de energia proporciona a máxima potência de carregamento (15W) do acessório — após notícias não tão positivas sobre a velocidade de carregamento do MagSafe em determinadas circunstâncias.
Vale destacar que a Maçã não fornece um adaptador de energia com o MagSafe, exigindo que usuários adquiram carregadores próprios ou de terceiros que sejam compatíveis com USB-C. Nesse sentido, a companhia também comercializa um novo adaptador de 20W — o qual parece ser uma das únicas opções de carregamento que pode fornecer 15W de energia para o MagSafe.
No vídeo, é possível conferir que ele testou várias opções de adaptadores de energia originais e de terceiros com o iPhone 12 Pro e um carregador MagSafe — usando um medidor de energia para verificar a potência de saída.
Ao ser conectado com o adaptador de energia de 20W da Apple, o MagSafe atingiu com sucesso 15W — mas nenhum outro carregador que ele testou forneceu a mesma potência.
O adaptador de energia de 18W da Apple (que foi substituído pela versão de 20W) foi capaz de carregar o iPhone 12 Pro pelo MagSafe com até 13W, mas o adaptador de energia de 96W e adaptadores de terceiros que fornecem mais de 20W não foram capazes exceder 10W quando usados com o MagSafe.
Veja, abaixo, quais adaptadores foram usados e a potência que cada um forneceu para o MagSafe:
- Carregador USB-C de 20W da Apple: 15W
- Carregador USB-C de 18W da Apple: 13W
- Carregador USB-C de 96W da Apple: 10W
- Carregador Anker de 30W: de 7,5W a 10W
- Carregador Aukey de 65W: de 8W a 9W
- Carregador Pixel 4/5: de 7,5W a 9W
- Carregador Note20 Ultra: de 6W a 7W
Com exceção dos iPhones 12, modelos mais antigos carregaram a 5W (diferentemente dos 7,5W que a Apple havia indicado) com o MagSafe e o adaptador de energia de 20W da Apple — o que está de acordo com os resultados dos testes que comentamos ontem.
Além disso, os testes de Zollo revelaram que o MagSafe possui controle de temperatura, então, quando o iPhone esquenta, a carga de energia tende a ficar abaixo de 10W. Portanto, a velocidade máxima de carregamento, além de exigir o adaptador de energia de 20W, também requer que o iPhone esteja sem case para permitir a dissipação do calor, de acordo com os testes.
Naturalmente, as constatações não agradaram muitos internautas que xingaram muito no Twitter:
A Apple afirma que tudo isso foi por razões ambientais
A Apple apresenta o carregamento sem fio MagSafe
A Apple garante que o MagSafe só funciona em velocidade total se você sair correndo e comprar seu novo carregador específico.
Ele tem razão. 🤷🏻♂️
via MacRumors
Atualização, por Rafael Fischmann 03/11/2020 às 14:06
Publicamos hoje uma nova matéria com informações que contradizem as descobertas de Zollo, trazendo também detalhes oficiais da Apple. Confira aqui.