O melhor pedaço da Maçã.

Mecanismo de busca da Apple já estaria em funcionamento

Bloomicon / Shutterstock.com
Fazendo busca no Google em um iPad

Já há algum tempo, especula-se que a Apple esteja desenvolvendo um mecanismo de busca próprio para desafiar o Google, mas nunca esses rumores estiveram tão em alta quanto agora.

Publicidade

De acordo com uma nova reportagem do Financial Times1Matéria fechada para assinantes., a gigante de Cupertino estaria acelerando o desenvolvimento da sua (suposta) própria ferramenta no momento em que o Google é alvo de acusações e investigações pelas autoridades antitruste americanas.

Segundo as informações, a Apple “silenciosamente aumentou sua oferta de busca no iOS 14”, mas o mecanismo de busca padrão continua sendo o do Google — motivo pelo qual a gigante das buscas paga à Apple entre US$8 e US$12 bilhões anualmente, de acordo com dados coletados pelo The New York Times.

Nesse sentido, eles afirmam que há sinais de que o mecanismo de pesquisa da Apple já pode estar operando, com webmasters relatando um aumento nas atividades do “Applebot”, como já ventilado por um desenvolvedor há alguns meses.

Publicidade

Em uma mudança pouco notada na última versão do sistema operacional do iPhone, ‌iOS 14‌, a Apple começou a mostrar seus próprios resultados de pesquisa e linkar diretamente para sites quando usuários fazem consultas na tela inicial [recurso Buscar].

Essa capacidade de pesquisa na web marca um avanço importante no desenvolvimento interno da Apple […] e aumenta as evidências de que ela está trabalhando para lançar um mecanismo rival à ferramenta de busca do Google.

Com o suposto fim da parceria com o Google, a Apple perderia uma boa parcela da sua receita anual, mas as informações sugerem que a Maçã “pode dar-se ao luxo” de fazer isso. De qualquer forma, além de ganhar uma nova rival, a gigante de Mountain View perderia uma parcela colossal de tráfego nos dispositivos da Apple, colocando-a ainda mais em desvantagem.

A questão é: será que a Apple está preparada (ou mesmo deseja) entrar nessa jogada? Veremos.

via Forbes

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crash Bandicoot: On the Run! está em pré-venda na App Store

Próx. Post

Apple quer telas ainda mais resistentes para um iPhone dobrável

Posts Relacionados