Uma rara placa de circuito criada por Steve Wozniak, em 1972, e comercializada pelo cofundador da Apple, Steve Jobs, será leiloada com um lance inicial de US$8 mil (cerca de R$46 mil).

Publicidade

O item, conhecido como Blue Box (Caixa Azul), foi usado pelos chamados “phreakers de telefone” para invadir sistemas telefônicos e acessar serviços. Embora hardwares como esse tenham sido originalmente criados em 1950, Wozniak desenvolveu as primeiras versões digitais apenas em 1972.

Esse modelo específico, que será leiloado a partir do dia 5 de novembro pela casa de leilões Bonhams, foi comprado diretamente de Woz em 1972 pelo cossignatário durante uma viagem de Sunnyvale a Los Angeles, no estado americano da Califórnia.

Wozniak e Jobs comercializaram as “caixas azuis” em toda a Califórnia, em 1972 e 73, vendendo-as sob apelidos phreaker de “Berkeley Blue” (Wozniak) e “Oaf Tobar” (Jobs). De acordo com uma breve história publicada na página de leilão do item, Jobs afirmou que “se não fosse pelas caixas azuis, não haveria a Apple”.

Blue Box

Embora Wozniak tenha dito que foram produzidas 40-50 caixas, Jobs estimava que esse número fosse perto de 100. No entanto, muitas delas foram confiscadas ao longo dos anos — por motivos óbvios. Logo, provavelmente pouquíssimas unidades sobreviveram — muito menos as primeiras versões, como a que será leiloada.

Alguém aí interessado? 😛

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…