O melhor pedaço da Maçã.

App permite rodar Aperture, iPhoto e iTunes no macOS Big Sur

Caso você precise voltar ao passado…
Utilitário Retroactive para macOS

No ano passado, trouxemos para cá o Retroactive, um utilitário gratuito para Mac que permitia — com algumas adaptações automáticas de código — rodar o iPhoto, o Aperture e o iTunes no macOS Catalina. Pois recentemente, o desenvolvedor Tyshawn Cormier adaptou o aplicativo completamente para que ele funcione, também, no macOS Big Sur.

Publicidade

Com a nova versão, o Retroactive tornou-se um pouco mais capaz. Agora, além de rodar os três aplicativos citados acima, você pode também rodar o Final Cut Pro 7, o Logic Pro 9 e o iWork ’09 — para isso, entretanto, você precisa de um Mac que esteja rodando o macOS Mojave ou o High Sierra.

O processo mais simples, aqui, é o de instalar o iTunes no Big Sur (seja lá por que você queira fazer isso): o Retroactive pergunta qual o recurso do software mais importante para você, como o Cover Flow, o acesso à App Store ou o iTunes U, e baixa/adapta/instala automaticamente a versão correspondente.

Para o Aperture ou o iPhoto, você precisará ter o binário do app baixado no seu computador — o Retroactive recomenda que você obtenha o arquivo na Mac App Store, na aba “Comprados” (obviamente, você precisará ter comprado ou baixado o app em questão anteriormente). Para compatibilizar o aplicativo com o novo sistema, basta arrastar o seu binário para a janela do Retroactive e tudo será feito automaticamente.

Utilitário Retroactive para macOS

Em um nível mais técnico, o que o utilitário faz é encontrar frameworks de 32 bits dos aplicativos em questão (que não são mais suportadas pelos novos sistemas) e substituí-los pelos processos mais próximos em 64 bits.

Publicidade

O processo permite que você rode esses apps antigos para resgatar um projeto antigo ou simplesmente ter alguns minutos de nostalgia, mas não é recomendado que você dependa dele para o seu trabalho — afinal de contas, a adaptação não é perfeita: o Aperture e o iPhoto, por exemplo, não conseguirão rodar vídeos ou conectar-se ao iCloud.

Se você ainda depende desses apps para trabalhar, o ideal é permanecer em versões antigas (e oficialmente compatíveis) do macOS ou, preferencialmente, adaptar seu fluxo de trabalho para aplicativos mais novos, modernos e atualizados por seus desenvolvedores. Nunca é bom ficar parado no tempo, afinal de contas.

Publicidade

O Retroactive pode ser baixado no GitHub. Divirta-se! 🤓

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Facebook começa a liberar Modo Escuro no iOS e no Android

Próx. Post

Apple libera versões RC do iOS 14.2 e do iPadOS 14.2

Posts Relacionados