O melhor pedaço da Maçã.

Faturamento cairá caso taxas da App Store diminuam, diz Apple

Não diga…
Tekrevol
Apps da App Store

A conferência da Apple divulgando seus resultados financeiros do quarto trimestre fiscal de 2020 aconteceu ontem, mas a empresa continua, por meio de registros e documentos orientados por lei, informando seus investidores sobre determinadas situações e previsões para o futuro próximo. Nesse sentido, um dos assuntos cobertos pela Maçã foi — claro — todo o imbróglio que atualmente envolve a App Store, como informou a Bloomberg1Matéria fechada para assinantes..

Publicidade

Mais precisamente, a tônica atual entre o mundo dos desenvolvedores é questionar a Apple acerca da taxa de 30% cobrada pela empresa sobre quase todas as transações (compras de apps, compras internas, assinaturas) realizadas dentro da loja. Órgãos reguladores ao redor do mundo começaram a realizar investigações sobre a questão, com a suspeita de que a prática da Apple pode ser monopolística e inibir a concorrência.

Até o momento, claro, essas investigações são incipientes — nada (ou quase nada) indica que a Apple sofrerá sanções por conta das taxas ou será obrigada a diminuí-las, até porque boa parte das suas concorrentes adotam práticas parecidas. Ainda assim, a Maçã tratou de alertar aos seus investidores: caso a taxa diminua, a receita da empresa também cairá.

Mais precisamente, essa foi a declaração da Maçã:

Publicidade

Se a taxa da comissão que a empresa recebe nessas vendas for reduzida, ou se de alguma outra forma ela for limitada em escopo ou eliminada, as condições financeiras da empresa e os resultados operacionais poderiam ser afetados adversamente, materialmente falando.

A declaração da Apple surpreende exatamente zero pessoas: no último trimestre fiscal, o setor de Serviços da empresa rendeu US$14,5 bilhões a Cupertino, ajudando a empresa a atingir seu recorde de faturamento mesmo com um tombo nos números do iPhone. A Maçã não detalha essas informações de receita, mas não é difícil imaginar que boa parte do faturamento de Serviços tenha vindo justamente da App Store — um negócio multibilionário por conta própria.

Vamos ver, portanto, como essa história há de se desenrolar.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple abre recall para os AirPods Pro

Próx. Post

MacBook Pro puxou alta em vendas de Macs no trimestre

Posts Relacionados