Uma nova reportagem do The Wall Street Journal1Matéria fechada para assinantes. mostra que a Apple, o Google e o Facebook estão entre as gigantes da tecnologia que têm atraído, nos últimos anos, alguns dos maiores artistas de efeitos visuais de Hollywood para melhorar suas ofertas de realidade aumentada/virtual.
Embora diversos recursos já utilizem essas tecnologias, muitos dos esforços dessas empresas estão voltados para dispositivos (como headsets) de AR/VR, como o Oculus (do Facebook) ou o famigerado “Apple Glass”.
Muitos dos indivíduos mais talentosos que conheci na indústria de efeitos visuais encontram seu caminho na indústria de tecnologia. A diferença é que, no ramo tecnológico, você é tratado mais como um ser humano.
Segundo o WSJ, uma tecnologia de rastreamento facial criada pelo ex-chefe do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Hao Li, tem sido usada como base do Animoji e, embora Li não tenha ingressado na Apple, alguns de seus colegas estariam atuando na empresa.
Além disso, muitas empresas de tecnologia também estão adquirindo recursos usados para criar efeitos visuais em grandes filmes — cujos investimentos ultrapassam os de muitos estúdios, contribuindo ainda mais para que mais talentos dessa área decidam atuar no universo da tecnologia.
De acordo com uma estimativa da Accenture, as gigantes de tecnologia investiram US$21 bilhões em projetos de AR/VR neste ano — com as previsões aumentando para US$121 bilhões em 2023.
Embora incerto, especula-se que o “Apple Glass” seja lançado em 2023 e que, além dele, a Apple apresentará também um headset de AR com foco em jogos — cujo lançamento poderá ocorrer no ano que vem.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Matéria fechada para assinantes.