O melhor pedaço da Maçã.

União Européia lança hoje agregador cultural na internet

Alguns dias após o Google disponibilizar o acervo de fotografias da revista LIFE, a União Européia anunciou hoje o lançamento de seu portal Europeana, um agregador cultural na internet, oferecendo ao seu visitante um acervo com mais de dois milhões de itens da cultura européia — expostos originalmente em mais de mil museus, bibliotecas, galerias de arte e arquivos do continente.

Publicidade

Este enorme arquivo digital disponibiliza, gratuitamente, o acesso a filmes, fotos, pinturas, mapas, arquivos sonoros e textos, sendo que os visitantes podem navegar pelo site em mais de 20 línguas, dentre elas, o português.

Para a comissária da União Européia para Informação e Mídia, Viviane Reding, o site permite que internautas vejam a Bíblia de Gutenberg ou a Mona Lisa sem precisar ir ao British Museum, em Londres, ou ao Museu do Louvre, em Paris. Por sua vez, o diretor de coleções européias e americanas do British Museum, Stephen Bury afirmou: “O Europeana dá acesso digital à história da Europa, seja a que está nas bibliotecas, nos arquivos ou nos museus, tanto de imagens, sons como filmes.”

Centenas de instituições contribuíram para o site. O Instituto Nacional de Audiovisual da França, por exemplo, colaborou com mais de 80 mil gravações de áudio e vídeo do século XX, inclusive de imagens das primeiras batalhas da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Em 2010, data estimada para a conclusão do projeto, os organizadores do site prometem oferecer mais de 10 milhões de obras.

Se me for permitido dar um conselho, pare de gastar o seu tempo online com baboseiras como o Orkut e corra para lá!

[Via: Sapo.pt.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Roadrunner lidera o ranking TOP500 dos supercomputadores

Próx. Post

Vivo desiste de serviço para desbloquear celulares pela internet

Posts Relacionados