O melhor pedaço da Maçã.

Dados de privacidade na App Store serão obrigatórios em dezembro

As “informações nutricionais” estão chegando

Todos sabemos que um dos grandes focos do iOS 14 é privacidade — se o marketing da Apple não foi suficiente para propagar essa ideia, as reclamações de anunciantes e publicações ao redor do mundo certamente supriram essa lacuna.

Publicidade

Entre as novidades do sistema, as páginas de aplicativos na App Store (e na Mac App Store, também) ganharão em breve uma nova área, onde as informações de privacidade daquele software serão exibidas de uma forma bem mais clara e fácil de entender — a Apple chama informalmente o recurso de “informações nutricionais” dos apps, referenciando a temida tabelinha impressa no rótulo de qualquer alimento industrializado.

Informações de privacidade na App Store no iOS 14

Pois bem: o iOS 14 chegou e nada de a novidade ser liberada… até agora. Em uma publicação no portal Apple Developer, a Maçã anunciou que desenvolvedores já podem colocar os dados das janelas de “informação nutricional” nos seus apps — e, a partir do dia 8 de dezembro próximo, essas informações serão obrigatórias para todos os novos aplicativos e atualizações enviadas pelos desenvolvedores.

Serão três os novos quadros de privacidade nas páginas de aplicativos. O primeiro exibe quais tipos de dados podem ser usados por aquele app para rastreá-lo por outros aplicativos ou sites, como informações financeiras, de contato ou localização.

Publicidade

O segundo exibe dados que são ligados à sua identidade, mas não são usados para esse rastreamento entre apps — podem ser os três antes citados ou outros, como histórico de compras e de navegação.

Por fim, o terceiro quadro exibe dados que são coletados anonimamente (ou seja, são enviados porém não ligados à sua identidade), como dados de uso e diagnósticos. Vale notar que essa terceira categoria não necessariamente precisa ser divulgada pelo desenvolvedor — nessa página, a Apple explica exatamente qual tipo de coleta tem que ser obrigatoriamente revelada e em quais casos essa divulgação é opcional.

As novidades já estão disponíveis no App Store Connect, e nós certamente começaremos a ver os novos quadrinhos de informação no dia 8/12. Sempre bom!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

2,5 milhões de Macs com Apple Silicon serão produzidos até fevereiro, dizem fontes

Próx. Post

Apple Brasil reduz preço do carregador de 20W; cabos encarecem

Posts Relacionados