Se você lê o MacMagazine com alguma regularidade, certamente sabe responder à pergunta acima. Mas digamos que você esteve longe nos últimos meses ou simplesmente caiu aqui de pára-quedas: o que diabos é esse novo botão que surgiu em diversos sites e aplicativos, de alguns tempos para cá?
Nada tema: estamos aqui para tirar todas as vossas dúvidas acerca do “Iniciar sessão com a Apple” — ou, em inglês, “Sign in with Apple”.
O que é?

A ideia por trás do “Iniciar sessão com a Apple” é a mesma de botões similares do Google e do Facebook.
Com eles, você não precisa criar uma conta para cada aplicativo, site ou serviço online que queira utilizar — em vez disso, você atrela sua conta “mestra” de uma dessas plataformas, cedendo as informações necessárias (nome, email, telefone, endereço, entre outros) e sem precisar lembrar de uma senha separada para toda vez que quiser fazer login no serviço em questão.
Mas qual a diferença?
A princípio, o “Iniciar sessão com a Apple” cumpre o mesmíssimo papel das alternativas oferecidas pelo Google e pelo Facebook. A diferença é que, segundo a Maçã, o seu recurso é muito mais preocupado com a privacidade do usuário.
Mais precisamente, todas as vezes que você usa o Google ou o Facebook para fazer login num serviço externo, seus dados serão capturados por esses serviços para ajudar a traçar o seu perfil e, com isso, direcionar publicidade na sua navegação. A Apple, por outro lado, promete compartilhar com esses serviços apenas as informações estritamente necessárias — seu nome e endereço de email, na maioria dos casos — para a criação da sua conta.

Mais que isso: o “Iniciar sessão com a Apple” oferece, também, o recurso “Ocultar meu email”. Com ele, seu endereço de email real não é compartilhado com o serviço em questão; em vez disso, a Apple cria um email descartável, que é usado para que o serviço em questão se comunique com você (não se preocupe, você nunca precisará saber esse endereço).
Se esse endereço descartável receber alguma mensagem, ela é automaticamente direcionada para o seu email real; se você notar que aquele endereço está sendo alvo de spam, você pode desativá-lo rapidamente e cortar relações com aquele serviço.
Onde eu posso usá-lo?
O “Iniciar sessão com a Apple” tem integração automática no iPhone, iPad e Mac. Aplicativos para esses sistemas (no caso do Mac, aqueles distribuídos na App Store) que ofereçam botões de login por redes sociais precisam integrar a opção da Maçã, então, caso queira, basta tocar no botão correspondente para iniciar o processo — você pode, inclusive, usar o Face ID ou o Touch ID para fazer o login nesses apps.
Sites também podem integrar o “Iniciar sessão com a Apple” aos seus botões de login, mas, nesse caso, a coisa ainda está sendo adotada mais lentamente. Caso você se depare com um botão do tipo em algum site, entretanto, poderá usar o recurso da Maçã onde você estiver — num iPhone, iPad, Mac, smartphone Android, PC com Windows ou seja lá o que for.
Como usar?
Bom, essa parte é simples: quando você ver o botão “Iniciar sessão com a Apple” em algum aplicativo ou site, basta tocar/clicar nele e seguir as instruções. 😜
Você pode selecionar se vai compartilhar o seu endereço de email real ou se vai ocultá-lo (com o esquema do endereço descartável). Se você estiver fazendo isso num iPhone/iPad/Mac, autentique a operação com o Touch ID ou o Face ID; se estiver em alguma outra plataforma, faça login na sua conta da Apple e conclua a operação.
Vale lembrar que, para usar o “Iniciar sessão com a Apple”, você precisa — por segurança — ter a autenticação de dois fatores ativada na sua conta. Se você não tem o recurso ativado, basta seguir os passos descritos nessa página.
Como usar o “Iniciar sessão com a Apple” numa conta já existente?
Digamos que você já tem uma conta num determinado app, site ou serviço e quer atualizá-la para que você possa fazer login com o “Iniciar sessão com a Apple”. Isso pode ser realizado de algumas formas: a mais fácil delas é encontrando a opção correspondente no próprio app, site ou serviço — geralmente, ela estará lá nos seus ajustes da conta, dentro de uma área de configurações.
No iOS/iPadOS 14 ou posterior, o sistema também é capaz de detectar caso você esteja usando uma senha muito fácil de adivinhar, repetida ou exposta num vazamento de dados. Nesse caso, o próprio iOS/iPadOS exibirá a opção de Iniciar sessão com a Apple e fazer o “upgrade” da sua conta — basta seguir os passos na tela.
Por fim, você também pode acessar os Ajustes do seu iPhone/iPad. Na área Senhas » Recomendações de Segurança, é possível tocar no nome do aplicativo ou site desejado, tocar em “Iniciar sessão com a Apple” e seguir as instruções na tela.
Pronto! Agora que você já sabe do que se trata e como usar o recurso, aproveite — e não deixe de colocar sugestões, dúvidas ou quaisquer outras angústias existenciais logo aqui abaixo.