Há alguns dias, nós informamos que o WhatsApp ganharia um recurso de mensagens que desaparecem em sete dias. A novidade, além de ter a ver com privacidade, influencia também a economia de espaço nos aparelhos.
Isso porque em outros mensageiros, como no Telegram, você pode ajustar o período que a mensagem some após a leitura (controlando a privacidade de forma mais satisfatória); no WhatsApp, o funcionamento é diferente: a mensagem será apagada em sete dias de qualquer forma, independentemente se a pessoa do outro lado a leu ou não.
Hoje, no seu blog oficial, o WhatsApp confirmou que o recurso estará disponível ainda neste mês (novembro) em todo o mundo. A ideia, segundo a empresa, é deixar as conversas mais parecidas com as que temos pessoalmente.
Como queremos que as conversas no WhatsApp sejam similares às conversas que temos pessoalmente, desenvolvemos uma maneira prática para apagar automaticamente as mensagens que não precisam ser guardadas para sempre. Hoje, temos o prazer de apresentar as mensagens temporárias no WhatsApp.
Nas conversas individuais, ambos os participantes podem ativar ou desativar as mensagens temporárias. Já nos grupos, somente os administradores têm esse controle.
Ao TechCrunch, um porta-voz da empresa disse: “Vamos ficar de olho no feedback sobre como as pessoas estão usando e gostando dele [recurso] e ver se precisa de ajustes no futuro. Por enquanto, estamos começando com sete dias, porque parece um bom equilíbrio entre a utilidade que você precisa para conversas globais baseadas em texto e a sensação de que as coisas não duram para sempre.”
Quando o recurso estiver disponível, será possível ativá-lo da seguinte forma: abra uma conversa no WhatsApp, toque no nome do contato, depois em “Mensagens temporárias” e ative a opção.