Sabemos que o Apple Watch é um belo aliado do usuário no monitoramento da sua saúde e do seu bem-estar, e que novos recursos a cada ano vão preenchendo ainda mais cada lacuna dessa sua vocação. Na área da saúde mental, entretanto, o reloginho ainda tem muito a evoluir — já ouvimos rumores sobre recursos do tipo chegando ao dispositivo, mas nada se concretizou até o momento.
Por essas e outras, o aplicativo NightWare é deveras significativo. Recentemente aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, a “Anvisa dos EUA”) o app é um monitor de sono com vocação muito especial: ajudar a tratar pesadelos em pacientes que sofrem de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT — ou, no inglês, PTSD).
Para tal, o aplicativo usa os sensores do relógio (movimento, frequência cardíaca, sons) para detectar quando o usuário está tendo um pesadelo durante o sono; ao registrar uma ocorrência do tipo, o aplicativo faz o dispositivo vibrar de uma forma que aquele ciclo de sono seja interrompido sem acordar o paciente por completo — cessando, portanto, o pesadelo e permitindo que a pessoa continue a dormir.
O NightWare não é pensado para ser utilizado sozinho: seus criadores desenvolveram o app para que ele seja empregado como parte maior de um tratamento, junto a uma terapia especializada e, se necessário, medicamentos. Até por isso, não é possível simplesmente baixar o aplicativo e começar a usá-lo — é preciso uma prescrição médica para tal.
A aprovação da FDA veio após um teste indicando que a qualidade do sono dos usuários pode melhorar com o aplicativo e que seu uso é de baixo risco. Ou seja, fica a torcida para que a ideia vá em frente e seja disponibilizada em mais países — a saúde mental dos usuários agradece bastante.
Você pode obter mais informações sobre o NightWare no seu site oficial.
via Engadget