O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pegatron em um navegador com lupa
Casimiro PT / Shutterstock.com

Apple suspende pedidos da Pegatron após violações trabalhistas

A Apple suspendeu novos pedidos da Pegatron após descobrir violações trabalhistas em algumas das instalações da sua fornecedora taiwanesa. Mais do que isso, a Apple tomou conhecimento que a Pegatron estava falsificando sua papelada para encobrir essas violações, como divulgado em uma reportagem da Bloomberg1.

Publicidade

A Pegatron é uma das maiores parceiras da cadeia de suprimentos da Apple, fabricando vários produtos — incluindo alguns dos novos iPhones. Após as acusações, a empresa entrou para a “lista de restrição” da Apple, por assim dizer, e não poderá fechar nenhum novo negócio até que a questão seja resolvida.

Mais especificamente, a fornecedora estaria obrigando estagiários a trabalharem em turnos noturnos e horas extras sem remuneração, situação que vai de encontro com o código de conduta de fornecedores da Apple.

Temos um rigoroso processo de revisão e aprovação para qualquer programa de estágio, o que garante que o trabalho do estagiário esteja relacionado à sua especialização e proíbe horas extras ou turnos noturnos. A Pegatron classificou incorretamente os alunos trabalhadores em seu programa e falsificou a papelada para disfarçar violações do nosso código, permitindo que os alunos trabalhem à noite e/ou horas extras e, em alguns casos, realizem trabalhos não-relacionados ao seu curso.

Em um comunicado, a Pegatron afirmou que, assim que tomou conhecimento da atividade irregular, “retirou imediatamente os estagiários das linhas de produção e está trabalhando para tomar as providências adequadas para que [os estagiários] recebam uma compensação adequada, juntamente com todo o suporte e cuidado necessário”.

Publicidade

Não está claro quais pedidos a Pegatron não receberá mais ou se a Apple impôs algum limite de tempo. O trabalho da Pegatron na montagem de iPhones deve continuar, no entanto, pelo menos até que o pedido atual seja concluído.

Vale notar que tanto a Apple quanto suas fornecedoras foram acusadas de violações trabalhistas no passado, motivo pelo qual a gigante de Cupertino tem tentado controlar essas questões a partir de relatórios anuais e sanções como as que estão sendo aplicadas à Pegatron.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Quadrilha rouba vários iPhones em segundos no Recife

Próximo Artigo
Stadium

Navegador que dá acesso ao Stadia retorna à App Store

Posts Relacionados