O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

01Net
Jogo emulado no iPhone

iOS 14.2 pode emular apps em tempo real

O iOS 14.2 e o iPadOS 14.2 foram lançados há alguns dias com 100 novos emojis, novas imagens de fundo e uma série de correções/melhorias. No entanto, a Apple discretamente também introduziu a compilação just-in-time (também conhecida como tradução dinâmica ou JIT) para aplicativos.

Publicidade

O JIT envolve a compilação de um código enquanto certo aplicativo está em execução (grosso modo, como se fosse um “streaming de código”), diferentemente da compilação Ahead-Of-Time, ou AOT. Isso dá aos desenvolvedores mais flexibilidade, já que a compilação JIT — além de oferecer desempenho semelhante ao AOT — é uma opção muito melhor para aplicativos que emulam outros sistemas operacionais.

No iOS/iPadOS 14.2, o recurso está disponível para aplicativos sideloaded (método de instalação de um app que não usa a plataforma oficial do sistema) e permite a instalação de máquinas virtuais ou emulação de jogos em velocidade total, sem a necessidade de desbloqueio ou qualquer tipo de hack.

Graças a essa mudança no iOS 14.2 — e combinada com o novo recurso de “Endereçamento Virtual Estendido” — agora é possível emular jogos do GameCube e do Wii a 100% de velocidade SEM desbloqueio ou usando recursos privados.

A Apple nunca havia oferecido suporte oficial para a compilação JIT no iOS, mas alguns desenvolvedores encontraram maneiras de executá-lo com alguns hacks — os quais apresentavam vários bugs e baixo desempenho. Esses métodos de exploração, no entanto, foram completamente removidos no iOS 14 — até agora.

No entanto, isso não significa que você começará a ver aplicativos de emulação na App Store, ou mesmo em qualquer outro aplicativo usando JIT. Como dissemos, a implementação atual funciona apenas para aplicativos sideloaded, os quais geralmente são instalados via Xcode e outras ferramentas para desenvolvedores, e não pela App Store.

Publicidade

Entretanto, se você utiliza plataformas como a AltStore, é possível desfrutar de apps a exemplo do UTM (que permite rodar máquinas virtuais no iOS) e do DolphiniOS (que é basicamente um emulador de jogos do GameCube e Wii — ambos da Nintendo) para iPhone e iPad, como é possível conferir no vídeo do tweet acima.

Embora seja mais útil para desenvolvedores (para fins de depuração de apps), a adição do JIT ao iOS/iPadOS pode abrir um novo mundo de emulação que antes estava fechado pela Maçã — ou assim esperamos.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Fortnite

Jogadores de Fortnite no iOS/macOS recebem bônus da Epic

Próximo Artigo
Gráfico oficial do novo chip Apple M1

Apple apresenta o seu primeiro chip para Macs, o M1

Posts Relacionados