O melhor pedaço da Maçã.

iOS 14.3: “AirTags”, ProRAW, suporte ao DualSense e mais! [atualizado: errata]

Muitas novidades na primeira versão beta do futuro sistema

E não foi só o ícone dos possíveis “AirPods Studio” que foi encontrado nas entranhas do iOS 14.3, não. A versão beta do sistema trouxe mais novidades.

Publicidade

Confira um compilado, abaixo!

“AirTags”

Muito já se falou sobre as “AirTags”, acessórios que serão usados para rastrear coisas como mochilas, bolsas, malas, chaveiros, carteiras, etc.

Pois o iOS 14.3 vem com um novo vídeo de emparelhamento no aplicativo Buscar (Find My). De codinome “Hawkeye”, ele sugere inclusive que os “AirPods Studio” terão algum tipo de suporte ou integração com as “AirTags”, aparentemente.

Vale notar que nem ‌os “AirPods Studio”‌ nem as “‌AirTags”‌ deverão chegar em 2020.

Publicidade

Mas não para por aí: códigos do sistema sugerem que a Apple também adicionará suporte para rastreadores de terceiros no Buscar — como por exemplo, os da Tile. Não custa lembrar que a Apple lançou um programa para esses acessórios intitulado Find My Network Acessory Program.

A ideia é abrir o sistema para que outras empresas que comercializam rastreadores do tipo também possam tirar proveito das capacidades que só o app Buscar oferece por conta da sua natureza nativa no sistema.

ProRAW

Já falamos com mais profundidade sobre o ProRAW no nosso artigo detalhando as novidades de câmera dos novos smartphones da Apple — e lembramos que ele seria liberado para os iPhones 12 Pro e 12 Pro Max numa futura atualização de software.

Publicidade

Pois cá está ele.

Ao instalar o iOS 14.3, você poderá habilitar a captura em ProRAW em Ajustes » Câmera » Formatos; em seguida, a opção ficará disponível como um interruptor no canto superior direito do app Câmera.

Publicidade

A Apple alerta que cada arquivo do formato poderá ocupar até 25MB(!) de espaço interno — o que é compreensível, considerando que estamos falando de um “negativo digital” com todas as informações capturadas pelo sensor dos iPhones e todos os dados de aprendizado de máquina incorporados no clique.

Sugestão de apps

Essa é nova: ao configurar um iPhone/iPad novo ou restaurado com o iOS/iPadOS 14.3, o sistema sugerirá alguns aplicativos de terceiros que o usuário pode se interessar — ainda nas telas iniciais.

O 9to5Mac não obteve imagens dessas novas telas (é possível que elas ainda não estejam finalizadas), mas o sistema deixa claro que as sugestões aparecerão nas telas de configuração inicial apenas em alguns países onde isso passará a ser exigido por lei. Uma das linhas de código relacionadas ao novo recurso não deixam dúvidas:

Em conformidade com as exigências legais do seu país, continue para ver aplicativos disponíveis para download.

Ao que tudo indica, a tela de sugestão de apps será exibida em países da União Europeia — como sabemos, o bloco econômico está muito avançado em acusações de monopólio contra a Apple relacionadas à App Store. Ao sugerir apps de terceiros já no processo de ativação de um dispositivo, a Maçã passa a cumprir as novas leis do Velho Mundo (e já tem mais um argumento para escapar das investigações).

O fenômeno não é exclusivo da Apple, aliás: já há algum tempo, o Google sugere navegadores de terceiros no processo de ativação de smartphones Android na Europa.

DualSense

Controle DualSense do PS5

O iOS/iPadOS 14.3 também adiciona suporte ao controle DualSense, o joystick do PlayStation 5 — que, como sabemos, foi lançado hoje em países selecionados. Excelente timing, Apple. 😛

Saúde

O app Saúde (Health) está com uma nova seção dedicada a gravidez, como podemos ver na imagem abaixo.

Gravidez no app Saúde

Por ela, mulheres poderão controlar melhor todos os aspectos inerentes a esse período.

Novo buscador

Além de Google, Yahoo, DuckDuckGo e Bing, o iOS/iPadOS 14.3 permitirá que usuários escolham o Ecosia como mecanismo alternativo de busca padrão.

Ecosia no iOS 14.3

O Ecosia financia o plantio de árvores quando buscas são realizadas.

Outros

  • Clipes de Apps (App Clips): de acordo com o changelog do iOS 14.3, os Clipes de Apps podem ser iniciados digitalizando os códigos aplicativos em questão usando a câmera ou o ícone na Central de Controle.
  • Casa (Home): o app ganhou notificações para quando acessórios tiverem atualizações disponíveis, o que sugere que alguns acessórios HomeKit poderão ser atualizados pelo próprio app Casa.
  • Cardio Fitness: códigos no iOS 14.3 confirmam que, no watchOS 7.2, usuários poderão receber novas notificações quando o condicionamento cardiovascular atingir um determinado nível que possa afetar sua atividade diária.

Quanta coisa nova, não?!


via MacRumors [1, 2], 9to5Mac

Errata 20/11/2020 às 13:52

Ao menos por enquanto, ao contrário do que o MacRumors revelou anteriormente, a versão beta do iOS 14.3 não oferece suporte ao controle DualSense, do PS5.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 14.3 inclui possível design dos “AirPods Studio”

Próx. Post

Diversos apps da Apple ganham compatibilidade com o chip M1

Posts Relacionados