O melhor pedaço da Maçã.

macOS Big Sur está disponível para todos os usuários!

Apps redesenhados no macOS Big Sur

Após dez versões beta e duas Release Candidates da versão 11.0.1 — sem falar no “atraso” em relação aos outros sistemas —, a versão final do macOS Big Sur está agora disponível para todos os Macs compatíveis!

Publicidade

E sim, ele já veio como macOS 11.0.1 — com a compilação 20B29, apenas um número acima da RC2.

Novidades

A maior novidade do macOS Big Sur é, naturalmente, sua nova interface — a qual foi inspirada nos elementos do iOS. As mudanças visuais vão desde a barra de menus até a Central de Controle, passando também pelo Dock, que agora tem novos ícones para todos os apps nativos.

Já o Finder tem uma nova barra lateral com busca inteligente, além de outras modificações em cada um dos apps nativos do macOS, como Mail, Fotos, Calendário, Notas, Mapas, entre outros.

Mapas no macOS Big Sur

O Mensagens (que agora está em pé de igualdade com o app para iOS/iPadOS) ganhou muitas novidades, como conversas fixadas, respostas para mensagens, fotos em grupo, menções (citando o nome da pessoa), efeitos para envio de mensagens, nova busca e mais!

No macOS Big Sur, os widgets têm o mesmo visual do iOS/iPadOS 14, com informações mais completas — além da possibilidade de cada desenvolvedor poder criar widgets para seus próprios apps. Além disso, agora o Mac Catalyst permite otimizar apps do iPad para aproveitar toda a resolução da tela de Macs.

Publicidade

A Mac App Store também ganhou novidades, entre elas uma seção especial para extensões do Safari (é possível escolher quais extensões devem funcionar com determinados sites) e informações de privacidade sobre cada um dos apps disponíveis.

Publicidade

É importante notar que o Safari 14 foi lançado para macOS Catalina e Mojave em setembro passado; portanto o que mudará no navegador ao rodá-lo no Big Sur será apenas o design, já que grande parte das novas ferramentas e recursos (personalização da página inicial, monitoramento de senhas, relatório de privacidade e mais) foram lançados previamente.

Há exceções, como o recurso de tradução de páginas, que só está mesmo no macOS Big Sur. Além disso, o recurso de importar extensões do Chrome ainda não parece estar disponível.

A Apple resume o Big Sur da seguinte forma:

Publicidade

O macOS Big Sur eleva o nível de potência e beleza do sistema operacional para computadores mais avançado do mundo. Aproveite seu Mac ao máximo com um novo design refinado. Você vai adorar a maior atualização já feita no Safari, descobrir novos recursos para o Mapas e o Mensagens, e ter ainda mais transparência sobre sua privacidade.

A quem se interessar, a Apple publicou um artigo de suporte completo detalhando as correções/melhorias de segurança do macOS Big Sur.

Quem pode atualizar?

Vale lembrar que o macOS Big Sur não é compatível com os mesmos Macs que suportam o Catalina 10.15. Desta forma, as máquinas que podem ser atualizadas para o novo sistema são:

  • MacBook (2015 ou mais recente);
  • MacBook Air (2013 ou mais recente);
  • MacBook Pro (final de 2013 ou mais recente);
  • Mac mini (2014 ou mais recente);
  • iMac (2014 e mais recente);
  • iMac Pro (2017 e mais recente);
  • Mac Pro (2013 e mais recente).

Obviamente, o macOS Big Sur é também totalmente otimizado para os novos Macs com chip M1 (Apple Silicon).

Instalação

Para atualizar, basta abrir as Preferências do Sistema e clicar em “Atualização de Software” — se ainda não aparece, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Ele também está, é claro, na Mac App Store:


Ícone do app macOS Big Sur
macOS Big Sur de Apple
Compatível com Macs
Versão 11.7.10 (12.6 GB)
Requer o macOS 10.9 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Se você tem tempo e disposição, a instalação limpa também é uma opção válida, principalmente se você quer tentar eliminar algum possível problema ou dar um banho de loja no seu Mac.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

mmhmm estreia no Mac para incrementar suas videochamadas

Próx. Post

Como fazer uma instalação limpa do macOS Big Sur

Posts Relacionados