Após dez versões beta e duas Release Candidates da versão 11.0.1 — sem falar no “atraso” em relação aos outros sistemas —, a versão final do macOS Big Sur está agora disponível para todos os Macs compatíveis!
E sim, ele já veio como macOS 11.0.1 — com a compilação 20B29
, apenas um número acima da RC2.
Novidades
A maior novidade do macOS Big Sur é, naturalmente, sua nova interface — a qual foi inspirada nos elementos do iOS. As mudanças visuais vão desde a barra de menus até a Central de Controle, passando também pelo Dock, que agora tem novos ícones para todos os apps nativos.
Já o Finder tem uma nova barra lateral com busca inteligente, além de outras modificações em cada um dos apps nativos do macOS, como Mail, Fotos, Calendário, Notas, Mapas, entre outros.
O Mensagens (que agora está em pé de igualdade com o app para iOS/iPadOS) ganhou muitas novidades, como conversas fixadas, respostas para mensagens, fotos em grupo, menções (citando o nome da pessoa), efeitos para envio de mensagens, nova busca e mais!
No macOS Big Sur, os widgets têm o mesmo visual do iOS/iPadOS 14, com informações mais completas — além da possibilidade de cada desenvolvedor poder criar widgets para seus próprios apps. Além disso, agora o Mac Catalyst permite otimizar apps do iPad para aproveitar toda a resolução da tela de Macs.
A Mac App Store também ganhou novidades, entre elas uma seção especial para extensões do Safari (é possível escolher quais extensões devem funcionar com determinados sites) e informações de privacidade sobre cada um dos apps disponíveis.
É importante notar que o Safari 14 foi lançado para macOS Catalina e Mojave em setembro passado; portanto o que mudará no navegador ao rodá-lo no Big Sur será apenas o design, já que grande parte das novas ferramentas e recursos (personalização da página inicial, monitoramento de senhas, relatório de privacidade e mais) foram lançados previamente.
Há exceções, como o recurso de tradução de páginas, que só está mesmo no macOS Big Sur. Além disso, o recurso de importar extensões do Chrome ainda não parece estar disponível.
A Apple resume o Big Sur da seguinte forma:
O macOS Big Sur eleva o nível de potência e beleza do sistema operacional para computadores mais avançado do mundo. Aproveite seu Mac ao máximo com um novo design refinado. Você vai adorar a maior atualização já feita no Safari, descobrir novos recursos para o Mapas e o Mensagens, e ter ainda mais transparência sobre sua privacidade.
A quem se interessar, a Apple publicou um artigo de suporte completo detalhando as correções/melhorias de segurança do macOS Big Sur.
Quem pode atualizar?
Vale lembrar que o macOS Big Sur não é compatível com os mesmos Macs que suportam o Catalina 10.15. Desta forma, as máquinas que podem ser atualizadas para o novo sistema são:
- MacBook (2015 ou mais recente);
- MacBook Air (2013 ou mais recente);
- MacBook Pro (final de 2013 ou mais recente);
- Mac mini (2014 ou mais recente);
- iMac (2014 e mais recente);
- iMac Pro (2017 e mais recente);
- Mac Pro (2013 e mais recente).
Obviamente, o macOS Big Sur é também totalmente otimizado para os novos Macs com chip M1 (Apple Silicon).
Instalação
Para atualizar, basta abrir as Preferências do Sistema e clicar em “Atualização de Software” — se ainda não aparece, aguarde alguns minutos e tente novamente.
Ele também está, é claro, na Mac App Store:
Se você tem tempo e disposição, a instalação limpa também é uma opção válida, principalmente se você quer tentar eliminar algum possível problema ou dar um banho de loja no seu Mac.