O melhor pedaço da Maçã.

Com anos de atraso, Firefox adiciona suporte ao gesto de pinça

Feliz 2011, pessoal
Firefox

Se você não é usuário do Mozilla Firefox para macOS ou Windows, talvez seja difícil processar a informação a seguir: até hoje, não era possível utilizar o gesto de pinça para dar zoom em páginas da internet no navegador. Sim: um dos gestos fundamentais da navegação multi-toque, que tornou-se um padrão indestrutível na indústria, ainda não era suportado pelo browser do panda-vermelho. Até agora.

Publicidade

O recurso finalmente esta disponível no Firefox 83, já liberado para macOS e Windows. É possível utilizá-lo nos trackpads de computadores de ambos os sistemas, bem como em telas sensíveis ao toque de PCs — no caso dos Macs, isso não será possível porque a Apple está fazendo joguinhos mentais conosco acerca de um possível Mac touchscreen.

Não há uma razão clara para a Mozilla ter demorado tanto tempo para implementar o recurso — o Safari o abraçou em 2011, enquanto o finado Internet Explorer(!) já contava com ele em 2012. Em declaração ao The Verge, entretanto, um porta-voz da empresa declarou que a funcionalidade “não é tão simples quanto parece”, sem dar mais detalhes sobre a afirmativa.

Além do gesto de pinça, o Firefox 83 adiciona também um modo HTTPS-only, em que o navegador tenta estabelecer conexões seguras prioritariamente com qualquer website — se o HTTPS não estiver disponível, o browser perguntará ao usuário se ele deseja prosseguir com a conexão. A ideia é fortalecer a segurança da navegação e evitar que golpistas se passem por sites genuínos.

Em uma nota relacionada, hoje mais cedo o concorrente Google Chrome também recebeu uma atualização significativa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LumaFusion ganha suporte a HDR e processamento em 10 bits

Próx. Post

Promoções na App Store: Hello Human, Snap It – AI, SQLTerminal e mais!

Posts Relacionados