O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Firefox

Com anos de atraso, Firefox adiciona suporte ao gesto de pinça

Feliz 2011, pessoal

Se você não é usuário do Mozilla Firefox para macOS ou Windows, talvez seja difícil processar a informação a seguir: até hoje, não era possível utilizar o gesto de pinça para dar zoom em páginas da internet no navegador. Sim: um dos gestos fundamentais da navegação multi-toque, que tornou-se um padrão indestrutível na indústria, ainda não era suportado pelo browser do panda-vermelho. Até agora.

Publicidade

O recurso finalmente esta disponível no Firefox 83, já liberado para macOS e Windows. É possível utilizá-lo nos trackpads de computadores de ambos os sistemas, bem como em telas sensíveis ao toque de PCs — no caso dos Macs, isso não será possível porque a Apple está fazendo joguinhos mentais conosco acerca de um possível Mac touchscreen.

Não há uma razão clara para a Mozilla ter demorado tanto tempo para implementar o recurso — o Safari o abraçou em 2011, enquanto o finado Internet Explorer(!) já contava com ele em 2012. Em declaração ao The Verge, entretanto, um porta-voz da empresa declarou que a funcionalidade “não é tão simples quanto parece”, sem dar mais detalhes sobre a afirmativa.

Além do gesto de pinça, o Firefox 83 adiciona também um modo HTTPS-only, em que o navegador tenta estabelecer conexões seguras prioritariamente com qualquer website — se o HTTPS não estiver disponível, o browser perguntará ao usuário se ele deseja prosseguir com a conexão. A ideia é fortalecer a segurança da navegação e evitar que golpistas se passem por sites genuínos.

Em uma nota relacionada, hoje mais cedo o concorrente Google Chrome também recebeu uma atualização significativa.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
LumaFusion

LumaFusion ganha suporte a HDR e processamento em 10 bits

Próximo Artigo
Promoções do dia na App Store: Hello Human

Promoções na App Store: Hello Human, Snap It - AI, SQLTerminal e mais!

Posts Relacionados