Tem sido notável a dedicação do Google em adicionar recursos ao Maps destinados a ajudar a população na proteção e no combate ao novo Coronavírus (COVID-19).
Já falamos aqui sobre a nova camada do aplicativo que mostra a situação da pandemia em cada lugar do mundo, bem como a atualização que trouxe dados ampliados de transporte público; hoje, mais novidades chegaram — e relacionadas justamente às duas atualizações anteriores.
A grande novidade da vez é a estimativa de lotação do transporte público em tempo real. Com ela, o Maps usará dados coletados da sua própria base de usuários (com a sua autorização, claro) para determinar a quantidade de pessoas num determinado ônibus ou metrô — um sistema muito mais eficiente que a abordagem anterior, em que o aplicativo pedia que o usuário classificasse como estava a lotação daquele determinado modal.

Com o novo recurso, ao solicitar uma rota por transporte público pelo Google Maps, o aplicativo exibirá uma estimativa da lotação dos modais indicados para a rota — para que você possa, caso tudo esteja muito cheio, considerar um outro horário de partida ou outro método de deslocamento. Outras informações sobre o transporte público, como acessibilidade e horários, continuarão aparecendo normalmente.

Além disso, o recurso de fazer pedidos de delivery ou retirada via Google Maps está ainda mais inteligente: agora, é possível checar no próprio aplicativo o status do seu pedido, conferindo a localização em tempo real do entregador no mapa ou o tempo estimado de finalização do seu prato para que você chegue ao restaurante e o retire na hora exata. Para reservas feitas pelo Maps, você saberá a hora exata de sair de casa para chegar no estabelecimento.
Por fim, a camada que mostra a situação da COVID-19 em cada lugar do mundo será ampliada. O layout passará a mostrar, também, o total de casos detectados de uma área, com direito a links rápidos de autoridades locais para que você se informe sobre métodos de precaução, locais de testagem e regras de quarentena.

As novidades do Google Maps já estão sendo liberadas nos aplicativos da plataforma para iOS e Android, e deverão ser disponibilizadas para todos os usuários nas próximas semanas.
via The Verge