O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla também desenvolve navegador para iOS sem o WebKit [atualizado]

Mozilla Firefox

Depois do Google, agora a Mozilla também está desenvolvendo seu próprio navegador para iOS sem utilizar o WebKit, da Apple. As informações são do The Register.

Publicidade

Segundo a publicação, a empresa já teria conduzido — porém, abandonado — alguns experimentos nesse sentido e, no final do ano passado, surgiram novas referências no GitHub ao GeckoView, que é uma espécie de “cápsula” para o motor de renderização Gecko do Firefox.

Em outras palavras, essa versão do Firefox para iOS estaria fugindo do WebKit (motor de renderização utilizado pela Apple) e usando o seu próprio mecanismo. O problema é que, para um navegador ser aprovado na App Store, ele precisa necessariamente usar o WebKit, o que acaba por torná-lo bem semelhante ao Safari em capacidade.

Para o site, mesmo que isso seja algum tipo de teste sendo conduzido pela Mozilla, parece ser “algo a mais”, e que a empresa estaria “antecipando que as regras da Apple poderão mudar” já que é algo bastante cobrado por companhias e órgãos governamentais antitruste.

Publicidade

Como sabemos, há processos acontecendo em diversas partes do mundo — como nos Estados Unidos, na Rússia, na Austrália e em outros locais —, todos com a intenção de flexibilizar as políticas que regem os sistemas e as lojas de aplicativos para se livrar do monopólio e fazer com que a competitividade aumente.

Se os desenvolvedores estavam esperançosos que o Google travasse uma batalha com a Apple para alargar as regras da App Store em relação a navegadores, eles ficarão ainda mais satisfeitos por saber que a possível briga também contará com a Mozilla como aliada.

via MacRumors

Atualização, POR DOUGLAS NASCIMENTO14/02/2023 às 22:21

Em uma longa conversa no podcast Decoder, do The Verge, a CEO1Chief executive officer, ou diretora executiva. da Mozilla, Mitchell Baker, não apenas confirmou que a organização tem trabalhado em uma versão do Firefox sem o WebKit como também alegou que eles sempre estiveram empenhados nisso.

A deixa para o assunto surgiu quando o apresentador Nilay Patel questionou se ela não acha que o Firefox pode ampliar a sua participação em dispositivos móveis caso não seja apenas um “invólucro” do WebKit.

Publicidade

A executiva disse “com certeza” e, ainda, que eles descobriram que o mercado de navegadores em smartphones não é tão definido quanto em computadores, visto que as pessoas estão mais dispostas a baixar aplicativos em dispositivos móveis.

Estamos sempre trabalhando nisso [no Firefox sem base no WebKit] e pensando: “Bem, o que poderíamos fazer se tivéssemos a capacidade de oferecer o produto que queremos?” Então, estamos sempre olhando para isso.

Ao ser questionada se a Mozilla tem, atualmente uma versão pronta do Firefox para o iOS rodando seu próprio mecanismo, ela se limitou a dizer que a empresa não está pronta para falar sobre isso.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretora executiva.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Executivos da Apple falam sobre chips M2, jogos no Mac e mais

Próx. Post

Série francesa “Liaison”, do Apple TV+, ganha trailer

Posts Relacionados