O melhor pedaço da Maçã.

Apps com ícones personalizados abrirão diretamente no iOS 14.3

O Atalhos ainda será o intermediário do processo, mas de forma transparente
Vantaye, pacote de ícones adaptados ao modo escuro do iOS 14

No iOS 14, o aplicativo Atalhos (Shortcuts) trouxe uma novidade muito bem-vinda para quem gosta de personalizar a tela inicial do iPhone ou iPad: a possibilidade de alterar os ícones de cada aplicativo instalado no dispositivo. Já explicamos aqui como realizar o processo, e citamos inclusive alguns pacotes de ícones bem legais [1, 2] disponibilizados por designers para deixar o aparelho com a sua cara.

Publicidade

Só há um problema: ao personalizar o ícone de um aplicativo, o Atalhos tem que agir como um intermediário um tanto quanto incômodo — basicamente, o app abre por uma fração de segundo para processar a requisição antes de abrir o aplicativo desejado. É algo bem rápido, mas que não deixa de ser chato.

Pois podem comemorar: como notou o Apple Terminal, a segunda versão beta do iOS 14.3 dispensa essa abertura momentânea do Atalhos ao abrir um aplicativo com ícone personalizado. Em outras palavras, ao abrir o aplicativo desejado, ele surgirá na tela instantaneamente — exatamente como aconteceria com um app “não personalizado”.

Essa ação transparente do Atalhos traz ainda outros benefícios. Federico Viticci, do MacStories, percebeu que agora ícones de scripts e outras ações podem ser abertos a partir da tela inicial, com suas interfaces compactas, sem abrir o Atalhos — ou seja, você pode basicamente criar widgets e mini-apps que abrem sobrepostos à tela inicial de forma contínua, sem interrupções.

E não é só isso! Wesley Hillard, do AppleInsider, notou que agora os ícones do Atalhos podem ser utilizados como quaisquer outros apps no Dock do iPadOS — isto é, você pode usá-los para abrir uma janela em Split View ou em Slide Over.

As mudanças mostram que a Apple (pelo menos nisso!) está escutando a comunidade de usuários/desenvolvedores e sabe do potencial que o Atalhos tem para ser uma verdadeira central de personalização do iOS/iPadOS — não só em questões visuais, mas também do próprio comportamento e funcionamento do sistema, para tornar cada dispositivo ainda mais inteligente e próximo dos hábitos do usuário.

Muito bom, não?


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saúde da Bateria não pode ser desligado em Macs com M1

Próx. Post

Notificação de exposição volta a funcionar no app Coronavírus – SUS

Posts Relacionados