O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Novas taxas da App Store atingirão 98% dos desenvolvedores, mas só 5% da receita

Uma jogada deveras calculada da Maçã
App Store

O inferno congelou hoje mais cedo quando a Apple, depois de meses de pressão e críticas vindas de todos os lados, anunciou o Programa para Pequenos Negócios da App Store (App Store Small Business Program) — iniciativa que, com efeito, reduzirá à metade (para 15%, portanto) a comissão paga por desenvolvedores que faturaram até US$1 milhão durante o ano anterior.

Publicidade

Não é tão difícil entender as razões por trás da movimentação: com o cerco se fechando e investigações de agências regulatórias do mundo todo, a Apple precisa dessa carta na manga para embaçar a imagem de monopolista e reestabelecer uma relação mais amigável com a comunidade de desenvolvedores. Ainda assim, o fato é que — numa perspectiva prática — as novas taxas não representarão um grande abalo para as finanças da Maçã.

Citando estimativas da Sensor Tower, uma reportagem do New York Times1 colocou os números na mesa: as novas taxas da loja atingirão cerca de 98% dos desenvolvedores que pagam comissão à Apple. Esse universo, entretanto, representa apenas cerca de 5% de toda a receita gerada pela App Store — ou seja, 95% do faturamento da loja vem de grandes empresas, que não serão beneficiadas pelas novas regras.

Em outras palavras, temos aqui uma estratégia muito bem-pensada por parte da Maçã: a grande maioria dos desenvolvedores será beneficiada pelas mudanças (que são muito bem-vindas, não há dúvidas) e, ao mesmo tempo, a máquina de fazer dinheiro que é a App Store não será particularmente afetada na sua capacidade de depositar notas no cofrinho de Cupertino.

Vejamos, agora, como a novela se desenvolverá após esse novo — e importantíssimo — capítulo.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Teardown do Mac Mini com chip M1

Teardown do Mac mini mostra pela 1ª vez o chip M1 [atualizado]

Próximo Artigo
Luvas de boxe

Epic Games e Spotify criticam redução de taxas da App Store

Posts Relacionados