O melhor pedaço da Maçã.

Novas taxas da App Store atingirão 98% dos desenvolvedores, mas só 5% da receita

Uma jogada deveras calculada da Maçã
App Store

O inferno congelou hoje mais cedo quando a Apple, depois de meses de pressão e críticas vindas de todos os lados, anunciou o Programa para Pequenos Negócios da App Store (App Store Small Business Program) — iniciativa que, com efeito, reduzirá à metade (para 15%, portanto) a comissão paga por desenvolvedores que faturaram até US$1 milhão durante o ano anterior.

Publicidade

Não é tão difícil entender as razões por trás da movimentação: com o cerco se fechando e investigações de agências regulatórias do mundo todo, a Apple precisa dessa carta na manga para embaçar a imagem de monopolista e reestabelecer uma relação mais amigável com a comunidade de desenvolvedores. Ainda assim, o fato é que — numa perspectiva prática — as novas taxas não representarão um grande abalo para as finanças da Maçã.

Citando estimativas da Sensor Tower, uma reportagem do New York Times1Matéria fechada para assinantes. colocou os números na mesa: as novas taxas da loja atingirão cerca de 98% dos desenvolvedores que pagam comissão à Apple. Esse universo, entretanto, representa apenas cerca de 5% de toda a receita gerada pela App Store — ou seja, 95% do faturamento da loja vem de grandes empresas, que não serão beneficiadas pelas novas regras.

Em outras palavras, temos aqui uma estratégia muito bem-pensada por parte da Maçã: a grande maioria dos desenvolvedores será beneficiada pelas mudanças (que são muito bem-vindas, não há dúvidas) e, ao mesmo tempo, a máquina de fazer dinheiro que é a App Store não será particularmente afetada na sua capacidade de depositar notas no cofrinho de Cupertino.

Vejamos, agora, como a novela se desenvolverá após esse novo — e importantíssimo — capítulo.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teardown do Mac mini mostra pela 1ª vez o chip M1 [atualizado]

Próx. Post

Epic Games e Spotify criticam redução de taxas da App Store

Posts Relacionados