O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Teardown do Mac mini mostra pela 1ª vez o chip M1 [atualizado]

A iFixit, firma de reparo que tradicionalmente desmonta todos os lançamentos da Apple para nos mostrar como eles são por dentro, ainda não colocou as mãos nos novos Macs com chip M1.

Publicidade

Contudo, um teardown do novo Mac mini surgiu no fórum eGPU.io e ganhou o mundo no Reddit, nos dando uma primeira visão da placa lógica do computador e do seu SoC1.

Teardown do Mac Mini com chip M1

A placa lógica, como esperado, é muito menor do que a encontrada nos Macs mini com processadores Intel justamente pela solução tudo-em-um da Apple. Isso porque o chip da Maçã (identificado como APL1102) conta com a CPU2 de 8 núcleos, a GPU3 de 8 núcleos, o Neural Engine de 16 núcleos, além de também trazer os controladores de entrada e saída, RAM4, SSD5, Secure Enclave e mais.

Teardown do Mac Mini com chip M1

A memória unificada, inclusive, pode ser vista do lado direito do chip e ocupa muito menos espaço do que os módulos de RAM autônomos usados antes.

A parte chata, com sabemos, é que com tudo isso soldado à placa, fica basicamente impossível fazer algum tipo de reparo ou upgrades de componentes.

Aos interessados, um vídeo com o desmonte do novo Mac mini também mostra que o processo geral para abri-lo é bem semelhante ao dos modelos anteriores com chips Intel.

via MacRumors

Atualização 19/11/2020 às 09:42

Eis mais um vídeo do desmonte — agora com uma visão específica sobre o M1:

Como podemos ver, a placa lógica do Mac mini tem mais ou menos o tamanho de um iPhone 12 Pro. 😳

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Nova playlist para podcasts do Spotify

Spotify agora tem playlist para salvar episódios de podcasts

Próximo Artigo
App Store

Novas taxas da App Store atingirão 98% dos desenvolvedores, mas só 5% da receita

Posts Relacionados