O melhor pedaço da Maçã.

Samsung rouba(?) o 1º lugar da Apple em pesquisa da J.D. Power sobre satisfação de usuários de tablets [atualizado 2x]

Estudo da J.D. Power sobre a satisfação de usuários com tablets

Há pouco tempo nós divulgamos a famosa pesquisa de satisfação semestral da J.D. Power sobre smartphones, na qual a Apple fez bonito novamente (pela décima vez seguida). Hoje, a associação liberou o estudo referente a tablets e, surpreendentemente, a Samsung roubou o primeiro lugar da Maçã.

Publicidade

Estudo da J.D. Power sobre a satisfação de usuários com tablets

Conforme podemos ver no gráfico, a sul-coreana marcou 835 pontos, 2 a mais que a Apple (833 pontos). Elas foram as únicas que conseguiram uma pontuação “entre as melhores” do público — Amazon e ASUS levaram a nota “na média” (826 e 821 pontos, respectivamente), enquanto a Acer ficou abaixo da média do estudo (821 pontos), marcando apenas 781 pontos.

Como disse, a pesquisa é realizada duas vezes por ano e, em abril, quando a primeira de 2013 foi realizada, a Maçã ficou muito à frente da Samsung (836 contra 822 pontos).

Publicidade

O estudo foi baseado em experiências de 3.375 proprietários de tablets que possuem seus dispositivos atuais há menos de um ano. Tudo foi realizado entre março e agosto de 2013, e o foco da pesquisa foi medir a satisfação de cinco fatores-chave (nesta ordem de importância): desempenho (26%), facilidade de operação (22%), estilo e design (19%), recursos (17%) e custo (16%).

Trata-se de uma grande derrota para a Apple, que costuma sempre bater nas teclas “satisfação de usuários” e “market share de uso real do produto” para promover e mostrar o quanto o iPad é melhor que os tablets da concorrência. Para os mais interessados, o estudo completo da J.D. Power pode ser visto neste link [PDF].

[via MacRumors]

Atualização · 31/10/2013 às 21:11

Parece que “tem caroço nesse angu”. Deem uma olhada na tabela abaixo:

Estudo da J.D. Power sobre a satisfação de usuários com tablets

Como podemos ver, as notas para os tablets das marcas seguem a ordem de importância do estudo (desempenho, facilidade de operação, estilo e design, recursos e custo). A Apple recebeu nota máxima em todos os pontos com exceção de custo, que é o menos importante. Já a Samsung não conseguiu nota máxima em nenhum dos quesitos e, ainda assim, conseguiu uma pontuação superior à da Apple.

Publicidade

Nos comentários do post que cobre o assunto no The Verge logo surgiu a seguinte tabela:

Peso/relevânciaSamsungApple
Performance0,2635
Facilidade de uso0,2235
Estilo e design0,1945
Recursos0,1745
Preço0,1642
Total13,524,52

Como esse cálculo influencia a pontuação geral (de 833 da Apple e 835 da Samsung), ninguém sabe, mas que está estranho, está. J.D. Power, a bola agora está com você.

[via The Loop]

Atualização II, por Rafael Fischmann · 01/11/2013 às 17:44

Como esperado, a J.D. Power confirmou ao TechCrunch que, de fato, a Samsung só superou a Apple em preço. Mas que a diferença foi tão significativa considerando todos os modelos de tablets oferecidos por ambas as empresas que acabou “compensando” todos os outros pontos.

Na avaliação da J.D. Power, a linha de tablets da Samsung vai desde o Galaxy Tab 3 7.0 (US$200) até o Galaxy Note 10.1 (2014 Edition) de 32GB (US$600), enquanto a da Apple engloba desde o iPad mini de 16GB (US$330) até o iPad de quarta geração com 64GB (US$700). Enquanto a Maçã cobra em média US$100 a mais para dobrar a capacidade de seus tablets, a fabricante sul-coreana adiciona apenas US$50 aos preços dos produtos.

Ainda assim, com essa justificativa, ficou feio.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vêm aí novos controles de jogos bem bacanas para iGadgets rodando o iOS 7

Próx. Post

↪ Brinque com um emulador de Macintosh Classic pelo seu navegador!

Posts Relacionados