O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google Stadia

Google anuncia que Stadia chegará ao iOS por meio de web app

Seguindo o mesmo caminho da Microsoft, da Amazon e da NVIDIA

E acabou a novela! Depois de meses sem sabermos se a plataforma de jogos na nuvem do Google, o Stadia, chegaria ao iOS, finalmente temos a resposta: sim — mas não como um aplicativo propriamente dito, e sim como um web app.

Publicidade

A gigante de Mountain View confirmou hoje a informação, justo no dia em que o Stadia está comemorando seu primeiro aniversário. O web app da plataforma para iOS começará a ser testado daqui a algumas semanas, mas ainda não há uma previsão de onde serão realizados esses testes nem de quando a novidade será liberada para o público geral — o Stadia, vale lembrar, ainda não chegou oficialmente ao Brasil.

A movimentação do Google já era esperada, considerando que todas as outras plataformas de streaming de jogos anunciaram decisões parecidas. A Amazon já anunciou o Luna com a previsão de que o serviço chegaria ao iOS por meio de um web app, enquanto a Microsoft manifestou intenções parecidas em relação ao xCloud. Hoje mais cedo, a NVIDIA lançou sua própria plataforma, o GeForce NOW, também com um aplicativo para iOS baseado na web.

Vale lembrar que, em setembro passado, a Apple chegou a alterar as regras da App Store para permitir aplicativos de streaming de jogos. As empresas, entretanto, não foram seduzidas pelas fortes limitações da Maçã — pelas regras, os serviços teriam de disponibilizar cada jogo do seu catálogo como um app avulso na loja, e cada lançamento ou atualização teria de ser devidamente aprovada pela equipe da App Store, como qualquer outro aplicativo. Além disso, a Apple ficaria com 30% de todas as transações internas dos jogos, como de costume.

Publicidade

O fato é que, na perspectiva geral das coisas, as novas regras da App Store não mudaram nada no cenário: Microsoft, NVIDIA, Amazon e agora Google decidiram buscar outro caminho para disponibilizar suas plataformas no iOS — o caminho da internet aberta.

Vamos, portanto, acompanhar os próximos passos do Stadia. Por ora, o aplicativo da plataforma continua disponível normalmente na App Store dos Estados Unidos — não é possível, claro, jogar por meio do app, mas você pode conferir seus jogos, conquistas, navegar pela loja e iniciar um período de testes gratuito no serviço.


Ícone do app Google Stadia
Google Stadia de Google LLC
Compatível com iPhones
Versão 3.18 (125.1 MB)
Requer o iOS 12.2 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Google StadiaScreenshot do app Google StadiaScreenshot do app Google StadiaScreenshot do app Google Stadia

via The Verge

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Desmonte e sensor-shift do iPhone 12 Pro Max

Desmonte do iPhone 12 Pro Max mostra sensor-shift em toda a sua glória

Próximo Artigo
iPhones 12

Apple libera iOS 14.2.1 com correções para iPhones 12

Posts Relacionados