Macs com Apple Silicon poderão oferecer suporte para eGPUs

Blackmagic eGPU Pro

Com o anúncio dos primeiros Macs com Apple Silicon, muitos questionamentos surgiram e ainda estão soltos no ar — alguns deles, porém, têm sido esclarecidos à medida que mais pessoas colocam as mãos nessas novas máquinas.

Publicidade

Um desses pontos de interrogação é o suporte a eGPUs. Como informamos no começo deste mês, a Apple havia removido qualquer referência a centrais de processamento gráfico externas da página de dispositivos suportados pelos novos Macs, mas uma recente descoberta do Mac4Ever mostra que isso poderá mudar.

De acordo com os testes feitos por eles, ao conectar um Pro Display XDR em uma eGPU Blackmagic —ligada, por sua vez, a uma porta Thunderbolt 3 de um Mac com chip M1 —, descobriu-se que o display externo ainda foi detectado e funcionava.

Pro Display XDR identificado no Mac com M1

Além disso, as eGPUs Razer Core X e Sonnet eGFX Breakaway Box se conectaram adequadamente aos novos Macs — vale notar que monitores conectados pelas portas Thunderbolt 3 das eGPUs também funcionaram normalmente, exceto quando foram conectados diretamente ao Mac com chip M1.

De acordo com eles, a falta de drivers é a principal razão para que os novos Macs não ofereçam suporte para eGPUs — o que não seria surpreendente, considerando que a implantação do chip M1 é recente e exigirá das fabricantes mais testes, uma vez que o suporte a eGPU não é exatamente padronizado.

Publicidade

Quando (ou se) esse suporte finalmente for concluído, ainda dependerá da Apple disponibilizar ou não o suporte para as eGPUs em Macs com Apple Silicon. Boa notícia, não?

via AppleInsider

Posts relacionados

Comentários