O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Futuro Apple Watch poderá medir pressão arterial continuamente

Seria necessário usar um sensor extra, entretanto
Apple Watch
Shutterstock.com

Há muito se fala de uma futura versão do Apple Watch que ganhe a habilidade de medir a pressão arterial do usuário, mas até hoje nada do tipo tornou-se realidade — até porque, como já vimos em dispositivos da mesma categoria que trazem o recurso, fazer um smartwatch medir a pressão do usuário não é exatamente uma tarefa trivial.

Publicidade

Entretanto, a Maçã continua explorando caminhos para levar a funcionalidade ao relógio inteligente — prova disso é a mais nova patente concedida à empresa. Registrada em agosto passado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, ela descreve um dispositivo móvel, de pulso, que pode ser utilizado para medir a pressão arterial do usuário continuamente.

Mais precisamente, o que a Apple está explorando é uma possibilidade de incluir a funcionalidade no Watch dispensando uma das principais características dos medidores de pressão comuns: as câmaras de ar que se inflam e “apertam” o pulso/braço do usuário para realizar a aferição. Na visão da Maçã, esse tipo de abordagem impede que a medição seja feita de forma contínua — e ainda atrapalha o sono e a concentração do usuário, caso seja adotado um método de aferição periódica automática.

Patente de medição de pressão arterial no Apple Watch

O fato é que usar apenas o Apple Watch para fazer essa medição contínua, sem o uso de câmaras de ar infláveis, é atualmente impossível — por isso, a patente da Maçã descreve o uso de sensores adicionais, como eletrodos ou acessórios, que seriam posicionados em outras partes do corpo do usuário para fazer a medição. A pressão arterial seria aferida medindo o tempo que o pulso levaria para “viajar” entre o relógio e o sensor (que, idealmente, seria posicionado no tórax do usuário).

Ou seja: a ideia aqui não é oferecer o recurso como algo presente de forma nativa no Apple Watch (como o ECG ou o oxímetro, por exemplo), e sim como um recurso adicional que poderia ser usado por pacientes que precisassem ter sua pressão arterial acompanhada de perto, seja por problemas de saúde ou em meio à participação em um estudo clínico, por exemplo.

Publicidade

Obviamente, as ideias registradas na patente são apenas isso, ideias — pode ser que nunca vejamos algo parecido chegar ao Apple Watch. Mas fica a torcida para que a Apple persevere no campo, afinal de contas, recursos de saúde sempre são bem-vindos.


Apple Watch Series 7 (miniatura)
Apple Watch Series 7 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.769,10
Preço parcelado: em até 12x de R$441,58
Tamanhos: 41mm ou 45mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável ou titânio
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2021

via AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aplicativo Guru para o mercado financeiro

Acompanhe suas ações na bolsa com o app Guru

Próximo Artigo
Simulador de foguete X-Plane: Starship

App simula o lançamento de um foguete SpaceX no iPhone

Posts Relacionados