Futuro Apple Watch poderá medir pressão arterial continuamente Seria necessário usar um sensor extra, entretanto

Apple Watch

Há muito se fala de uma futura versão do Apple Watch que ganhe a habilidade de medir a pressão arterial do usuário, mas até hoje nada do tipo tornou-se realidade — até porque, como já vimos em dispositivos da mesma categoria que trazem o recurso, fazer um smartwatch medir a pressão do usuário não é exatamente uma tarefa trivial.

Publicidade

Entretanto, a Maçã continua explorando caminhos para levar a funcionalidade ao relógio inteligente — prova disso é a mais nova patente concedida à empresa. Registrada em agosto passado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, ela descreve um dispositivo móvel, de pulso, que pode ser utilizado para medir a pressão arterial do usuário continuamente.

Mais precisamente, o que a Apple está explorando é uma possibilidade de incluir a funcionalidade no Watch dispensando uma das principais características dos medidores de pressão comuns: as câmaras de ar que se inflam e “apertam” o pulso/braço do usuário para realizar a aferição. Na visão da Maçã, esse tipo de abordagem impede que a medição seja feita de forma contínua — e ainda atrapalha o sono e a concentração do usuário, caso seja adotado um método de aferição periódica automática.

Patente de medição de pressão arterial no Apple Watch

O fato é que usar apenas o Apple Watch para fazer essa medição contínua, sem o uso de câmaras de ar infláveis, é atualmente impossível — por isso, a patente da Maçã descreve o uso de sensores adicionais, como eletrodos ou acessórios, que seriam posicionados em outras partes do corpo do usuário para fazer a medição. A pressão arterial seria aferida medindo o tempo que o pulso levaria para “viajar” entre o relógio e o sensor (que, idealmente, seria posicionado no tórax do usuário).

Ou seja: a ideia aqui não é oferecer o recurso como algo presente de forma nativa no Apple Watch (como o ECG ou o oxímetro, por exemplo), e sim como um recurso adicional que poderia ser usado por pacientes que precisassem ter sua pressão arterial acompanhada de perto, seja por problemas de saúde ou em meio à participação em um estudo clínico, por exemplo.

Publicidade

Obviamente, as ideias registradas na patente são apenas isso, ideias — pode ser que nunca vejamos algo parecido chegar ao Apple Watch. Mas fica a torcida para que a Apple persevere no campo, afinal de contas, recursos de saúde sempre são bem-vindos.


Apple Watch Series 6

de Apple

Preço à vista: a partir de R$4.769,10
Preço parcelado: em até 12x de R$441,58
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável ou titânio
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2020

Botão - Comprar agora

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários