O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desenvolvedor lista motivos para o chip M1 ser tão rápido

Ele não falou nada além do óbvio, ainda assim…
Chip M1

Desde o lançamento dos Macs com chip M1, vimos diversos testes os quais provaram que as novas máquinas são extremamente potentes e superam facilmente muitos computadores topos-de-linha com chips da Intel. Com base em diversos benchmarks, o desenvolvedor Erik Engheim detalhou os motivos pelos quais o novo processador da Maçã é muito mais rápido que os da Intel.

Publicidade

Em primeiro lugar, ele aponta que o ‌M1‌ não é somente uma CPU1. Como explicamos nesse artigo, o chip da Apple é um SoC2, o que significa que ele aglomera uma série de outras tecnologias, como a GPU3 de 8 núcleos (7 núcleos em alguns modelos de MacBook Air), a RAM4, o controlador SSD5, o processador de sinal de imagem, a Secure Enclave e muito mais.

Vale notar que a Intel e a AMD também fornecem chips no estilo SoC — mas, como assinado por Engheim, a Apple está em uma posição vantajosa nessa área, pois em vez de focar em núcleos de CPU de uso geral, como suas concorrentes, a Maçã está se concentrando em chips especializados que lidam com tarefas específicas.

Isso é parte do motivo pelo qual muitas pessoas que trabalham com imagens e edição de vídeo com os Macs ‌[M1‌] estão vendo essas melhorias de velocidade. Muitas das tarefas que eles executam podem ser executadas diretamente em hardware especializado. Isso é o que permite que um Mac mini ‌com M1‌ barato codifique um arquivo de vídeo grande sem suar muito, enquanto um iMac caro tem todos os seus ventiladores a todo vapor e ainda não consegue acompanhar.

Ademais, a nova arquitetura de memória (unificada) permite que os núcleos do M1 troquem informações entre si — além de permitir que tanto a CPU quanto a GPU possam acessar a memória simultaneamente, em vez de copiar dados entre uma área e outra. Esse recurso, na prática, acelera a troca de informações para um desempenho geral mais rápido.

Ainda segundo Engheim, a Apple é capaz de integrar hardware e software de uma maneira “que a maioria das outras empresas não consegue replicar”, o que sempre dá ao iPhone e ao iPad uma vantagem sobre outros smartphones e tablets.

Claro que a Intel e a AMD podem simplesmente começar a vender SoCs completos. Mas o que eles devem conter? Os fabricantes de PCs podem ter idéias diferentes sobre o que eles devem conter. Você pode ter um conflito potencial entre Intel, AMD, Microsoft e fabricantes de PCs sobre que tipo de chips especializados devem ser incluídos, porque eles precisarão de suporte de software.

Justamente por isso, Engheim acredita que a Intel e a AMD estão em uma “situação difícil” por causa das limitações do conjunto de instruções CISC6, além do fato de que seus modelos de negócios não facilitam a criação de soluções de SoC para fabricantes de PC.

A Apple está dando uma bela sacudida na indústria.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Washington

Apple propõe mudanças contra trabalho forçado de uigures

Próximo Artigo
Apple Watch

Apple inventa pulseira com bateria para o Apple Watch

Posts Relacionados