Snapdragon 888 chega para concorrer com o A14 Bionic Em breve, num smartphone Android perto de você

Chip Qualcomm Snapdragon 888

Já falamos aqui bastante sobre o chip A14 Bionic, que equipa a família do iPhone 12 e os novos iPads Air. Cobrimos seu processo de fabricação em 5 nanômetros, seus benchmarks deveras animadores e as portas que ele abre para toda a nova geração de chips da Maçã. O que aguardávamos era a resposta da concorrência — e aqui está ela.

Publicidade

A Qualcomm anunciou hoje o seu novo chip topo-de-linha para dispositivos móveis, o Snapdragon 888. O processador, que deverá equipar boa parte dos flagships do mundo Android no ano que vem, traz alguns bons avanços em relação ao seu antecessor, o Snapdragon 865 — especialmente em duas áreas: 5G e inteligência artificial.

Sobre conectividade, o 888 é o primeiro chip topo-de-linha da Qualcomm com 5G integrado. Aqui, o modem X60 (de 5nm) já está incorporado no próprio design do processador, dispensando a necessidade de as fabricantes encaixarem um modem externo na arquitetura interna já tão complicada dos smartphones e tablets. A integração também torna o 888 mais eficiente, energeticamente falando, então os usuários podem esperar maior tempo de bateria ao usar o 5G.

Além disso, o novo processador terá a sexta geração da AI Engine da Qualcomm, com promessas de um belo salto em performance no processamento de tarefas relacionadas a inteligência artificial. A empresa também garante boas novidades em termos de gráficos, com “o upgrade mais significativo” da GPU1 Adreno, e um novo processador de imagem que permitirá a captura de até 120 fotos (até 12MP) por segundo.

A Qualcomm deverá anunciar mais detalhes (e números mais precisos) sobre o seu novo chip topo-de-linha nos próximos meses, e os primeiros aparelhos equipados com o Snapdragon 888 deverão aparecer já no primeiro trimestre de 2021. Por ora, a empresa confirmou que fabricantes como Xiaomi, LG, OnePlus, Motorola e Lenovo adotarão o processador — nada foi citado em relação à Samsung, entretanto.

via Engadget

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários