Além de eleger os melhores apps e jogos de 2020, bem como divulgar listas dos mais baixados, a Apple também está oferecendo a usuários uma “retrospectiva” musical.
Todavia, não há absolutamente nada de especial nisso. Ela simplesmente repetiu a fórmula dos últimos anos, permitindo que assinantes do Apple Music acessem replay.music.apple.com e gerem uma playlist com as suas 50 faixas mais ouvidas no ano.
Além da playlist em si, se você acessar o link acima pelo browser, verá somente algumas curiosidades extras como a quantidade total de horas de curtiu músicas no ano e quantos artistas diferentes escutou.
Pior: a Apple ainda não resolveu o “problema” de pais, como eu, que constantemente colocam músicas para seus filhos ouvirem. Então, obviamente, minha playlist está dominada por PlayKids, Mundo Bita, Macakids e Galinha Pintadinha. 🤷🏼♂️
Para quem é assinante do Spotify, saiu ontem a retrospectiva “Wrapped” deles, e ela é bem mais bacana e completa, com quizzes, gráficos, badges e uma série de coisinhas que você pode compartilhar em redes sociais. Os caras sabem como fazer.
Podcasts do ano
A Apple também divulgou, ainda ontem, seus podcasts favoritos de 2020 — e, obviamente, o MacMagazine no Ar não está entre eles. 😜
A escolha do ano foi o podcast “A Terra é redonda”, da revista piauí; nos Estados Unidos, foi “Code Switch”, da NPR. Pelo app Podcasts, também é possível conferir listas dos podcasts mais ouvidos em 2020.
Curiosamente, lá fora a Apple também divulgou os melhores livros e audiobooks do ano; no Brasil, nada disso desta vez…