O melhor pedaço da Maçã.
Virtualização do Windows em Mac com M1

Windows 10 ARM rodando no M1 é… plenamente satisfatório!

Só falta a Microsoft liberar, pelo visto

E a saga do Windows no M1 continua! Já falamos aqui sobre a confirmação de que o sistema (em sua versão ARM) é capaz de rodar em Macs com os novos chips próprios da Apple, e hoje mais cedo trouxemos números comprovando que a sua performance, nos novos computadores da Maçã, é superior até mesmo à do Surface Pro X, da própria Microsoft.

Publicidade

Pois recentemente, chegamos à demonstração visual: o YouTuber Martin Nobel publicou um vídeo explicando o processo para virtualizar o Windows 10 ARM em um Mac M1 — e mostrando como o sistema se comporta nas novas máquinas da Apple.

YouTube video

Nobel utilizou o processo desenvolvido por Alexander Graf, empregando uma versão modificada da ferramenta de virtualização QEMU para instalar o Windows ARM64 Insider Preview no Mac. O processo é até relativamente simples — e a performance do sistema operacional na máquina é bastante satisfatória, como vocês podem ver acima.

O YouTuber rodou o Geekbench 5 e conseguiu números um pouco menores em relação àqueles que publicamos mais cedo, mas ainda assim maiores que o do Surface Pro X. Ele abriu a nova versão do Edge e conseguiu navegar na internet sem grandes problemas e foi capaz de rodar os jogos do Windows (como o Xadrez) com muita dignidade — vale lembrar que esse tipo de virtualização não conta com aceleração gráfica da GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., então a coisa toda está dependendo do poder de processamento “bruto” da máquina.

Resumindo a história: fica claro que o Windows está “pronto” para chegar aos Macs com M1. Só falta, agora, a Microsoft permitir que a versão ARM do sistema seja liberada para esse tipo de uso — atualmente, a empresa só licencia o produto para máquinas em que ele venha pré-instalado, o que tira os computadores da Apple da jogada. Será que veremos uma mudança de planos em Redmond?

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera terceiras betas do iOS 14.3, do iPadOS 14.3, do watchOS 7.2 e do tvOS 14.3

Próx. Post

Apple Watch teve recorde de vendas no 3º trimestre; vestíveis estão em alta

Posts Relacionados