O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Duas pessoas conversando e olhando para a tela do iPhone
Shutterstock.com

VoiceOver no iOS 14 agora pode funcionar de forma inteligente

Usando o aprendizado de máquina da melhor forma possível

Há muitos anos, o VoiceOver é uma ferramenta valiosíssima para usuários com deficiências visuais em todos os sistemas operacionais da Apple. Se você não é familiar ao recurso, ele é capaz de ler em voz alta todos os elementos presentes na tela, ajudando o usuário a selecionar diferentes opções da interface, navegar na internet e usar seus aplicativos favoritos.

Publicidade

Só havia um problema: até recentemente, o VoiceOver era capaz de ler apenas elementos na tela manualmente descritos — isto é, os desenvolvedores precisavam adicionar descrições sobre cada elemento do seu aplicativo ou site para que ele funcionasse a contento com o recurso. Agora, não mais.

Como descrito pelo TechCrunch, o VoiceOver do iOS/iPadOS 14 incorpora uma nova funcionalidade chamada de Screen Recognition (Reconhecimento de Tela). Basicamente, a ideia é usar aprendizado de máquina para que a ferramenta reconheça elementos presentes na tela sem que eles sejam, necessariamente, descritos de forma textual — o sistema da Apple foi “ensinado” a reconhecer esses elementos, alimentado com milhares de imagens para sempre dar uma resposta precisa ao usuário.

Essa inteligência se mostra em várias frentes: o recurso pode reconhecer o que é um botão e um ícone e ler exatamente a função de cada um deles dentro de um site, por exemplo. Também são descritas imagens, botões de navegação, formulários e listas. Indo além, ele reconhece cada elemento da interface presente na tela e pode lê-lo ao usuário — basicamente, se estamos falando de algo com que o usuário pode interagir com o toque, este elemento será reconhecido pelo VoiceOver e lido em voz alta.

A ideia, aqui, não é desestimular desenvolvedores a descrever os elementos da interface dos seus apps e websites — essa continua sendo uma tarefa importantíssima para que suas criações sejam usadas com propriedade por todos e todas. A nova inteligência do VoiceOver serve, na verdade, para preencher as lacunas e oferecer uma experiência mais rica aos usuários com deficiências visuais.

Reconhecimento do VoiceOver no iOS 14

Para ativar o reconhecimento de tela do VoiceOver, basta acessar os Ajustes no seu iPhone ou iPad (que esteja devidamente atualizado, claro) e ir em Acessibilidade » VoiceOver » Reconhecimento do VoiceOver. Lá, você pode ligar ou desligar o reconhecimento de elementos específicos (tela, texto e imagens) e configurar cada um deles da forma que quiser.

Vale notar que, por ora, não há previsão para que o recurso chegue ao Mac ou à Apple TV, por exemplo — provavelmente porque ele depende dos poderes da Neural Engine, presente somente nos iPhones e iPads (e nos Macs com M1, que ainda são minoria na família). Fica a torcida para que ele se expanda rapidamente, de qualquer forma.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Lista de Natal do Google

Lista de Natal do Google tem Apple Watch Series 6, iPhone 12 e mais

Próximo Artigo
Wallpaper do macOS Big Sur

macOS Big Sur 11.1 chega à sua segunda versão beta

Posts Relacionados