Há muitos anos, o VoiceOver é uma ferramenta valiosíssima para usuários com deficiências visuais em todos os sistemas operacionais da Apple. Se você não é familiar ao recurso, ele é capaz de ler em voz alta todos os elementos presentes na tela, ajudando o usuário a selecionar diferentes opções da interface, navegar na internet e usar seus aplicativos favoritos.
Só havia um problema: até recentemente, o VoiceOver era capaz de ler apenas elementos na tela manualmente descritos — isto é, os desenvolvedores precisavam adicionar descrições sobre cada elemento do seu aplicativo ou site para que ele funcionasse a contento com o recurso. Agora, não mais.
Como descrito pelo TechCrunch, o VoiceOver do iOS/iPadOS 14 incorpora uma nova funcionalidade chamada de Screen Recognition (Reconhecimento de Tela). Basicamente, a ideia é usar aprendizado de máquina para que a ferramenta reconheça elementos presentes na tela sem que eles sejam, necessariamente, descritos de forma textual — o sistema da Apple foi “ensinado” a reconhecer esses elementos, alimentado com milhares de imagens para sempre dar uma resposta precisa ao usuário.
Essa inteligência se mostra em várias frentes: o recurso pode reconhecer o que é um botão e um ícone e ler exatamente a função de cada um deles dentro de um site, por exemplo. Também são descritas imagens, botões de navegação, formulários e listas. Indo além, ele reconhece cada elemento da interface presente na tela e pode lê-lo ao usuário — basicamente, se estamos falando de algo com que o usuário pode interagir com o toque, este elemento será reconhecido pelo VoiceOver e lido em voz alta.
A ideia, aqui, não é desestimular desenvolvedores a descrever os elementos da interface dos seus apps e websites — essa continua sendo uma tarefa importantíssima para que suas criações sejam usadas com propriedade por todos e todas. A nova inteligência do VoiceOver serve, na verdade, para preencher as lacunas e oferecer uma experiência mais rica aos usuários com deficiências visuais.
Para ativar o reconhecimento de tela do VoiceOver, basta acessar os Ajustes no seu iPhone ou iPad (que esteja devidamente atualizado, claro) e ir em Acessibilidade » VoiceOver » Reconhecimento do VoiceOver. Lá, você pode ligar ou desligar o reconhecimento de elementos específicos (tela, texto e imagens) e configurar cada um deles da forma que quiser.
Vale notar que, por ora, não há previsão para que o recurso chegue ao Mac ou à Apple TV, por exemplo — provavelmente porque ele depende dos poderes da Neural Engine, presente somente nos iPhones e iPads (e nos Macs com M1, que ainda são minoria na família). Fica a torcida para que ele se expanda rapidamente, de qualquer forma.