O melhor pedaço da Maçã.

Apple Pay é alvo de investigação antitruste nos Países Baixos

Apple Pay na Bélgica

É, pessoal: parece que a maré de Cupertino não está para peixe nos últimos meses. Em meio a todas as investigações de monopólio e práticas predatórias em torno da App Store, a Maçã agora pode estar prestes a entrar em mais um imbróglio — este, nos Países Baixos e por conta de um outro serviço, o Apple Pay.

Publicidade

Como informou a Bloomberg1Matéria fechada para assinantes., a Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados (um dos principais órgãos antitruste do país) iniciou hoje uma investigação sobre o acesso que os sistemas de pagamento digitais, como o Apple Pay, têm sobre o chip NFC2Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. de smartphones e dos demais dispositivos nos quais operam.

A investigação não chega a citar a Apple em nenhum momento, mas fica claro que o incômodo dos reguladores é o mesmo já expressado antes pela Alemanha e pela União Europeia como um todo. O problema gira em torno do fato de que, nos iPhones e demais produtos da Maçã, os consumidores não podem escolher o sistema de pagamento que usam — o Apple Pay é a única opção permitida.

Isso, segundo as autoridades, pode representar uma vantagem indevida e um comportamento predatório da empresa, impedindo o surgimento de rivais na área e lesando o consumidor. Mais especificamente, o órgão holandês afirmou que “investigará se a limitação de acesso ao NFC dos dispositivos reduz a liberdade de escolha do consumidor”.

Publicidade

Caso a deliberação mostre que sim, a Apple poderá sofrer penas nos Países Baixos — como uma multa ou sanções mais graves. A companhia não comentou diretamente o caso, mas afirmou em nota que “trabalha com bancos, fintechs e estabelecimentos para ser a melhor opção de pagamento para consumidores e negócios em todo o país”.

Vamos acompanhar, portanto.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.
  • 2
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Podcasts agora aceita assinaturas via RSS

Próx. Post

Site lista todos os jogos compatíveis com o Apple Silicon

Posts Relacionados