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Clientes da Apple e da Amazon são alvos de novos golpes

iCloud Drive

Os golpistas estão mais uma vez usando os nomes das maiores empresas de tecnologia para arrancar informações pessoais de consumidores desavisados — ainda que com técnicas já bastante conhecidas.

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A Federal Trade Commission (FTC), órgão de proteção ao consumidor americano, publicou um alerta sobre um tipo de golpe de chamadas robóticas (robocall) que vem acontecendo. Do outro lado da linha, um bot (ou robô) se faz passar pela equipe de suporte da Apple ou da Amazon a fim de roubar informações pessoais de quem está do outro lado da linha.

No caso envolvendo a Apple, clientes são informados de supostas “atividades suspeitas” em suas contas do iCloud — ou até mesmo de uma violação total das contas. As chamadas falsas da Amazon são semelhantes, com os golpistas alegando que as contas de usuários mostram atividades de compras suspeita, algum pacote perdido ou problemas com um pedido recente, segundo a FTC.

Após a interação com o robô, as vítimas são encaminhadas para a suposta equipe de suporte, a qual envolve interação direta com os golpistas. Alternativamente, as vítimas são instruídas a discar um número, provavelmente para burlar os recursos de segurança que transferem chamadas de spam para o correio de voz.

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A FTC orienta que consumidores desconsiderem as instruções por telefone e avisa, ainda, que se os titulares das contas da Apple ou da Amazon acreditarem que há um problema com elas, tentem fazer contato usando apenas números de telefone ou sites legítimos dessas empresas.

Por ter uma imensa base de clientes, a Apple é o alvo preferido de golpistas — assim como a Amazon. Infelizmente, no entanto, muitas pessoas ainda caem nas armadilhas de criminosos — e o prejuízo nem sempre é pequeno.

via 9to5Mac

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