O melhor pedaço da Maçã.

Garantia de iPhones não será afetada ao usar outros carregadores

Desde que os acessórios sejam certificados pela Anatel
nodi.jpg / Shutterstock.com
iPhone e carregador

Recentemente, nós comentamos que o Procon de São Paulo exigiu que Apple forneça carregadores para quem comprar um iPhone 12, explicando os motivos para tal atitude.

Publicidade

Um desses motivos envolve a garantia dos iPhones. Basicamente, o Procon-SP questiona se a Apple recusaria reparar ou trocar o aparelho caso o usuário utilize um carregador de terceiros. Hoje, a Apple falou ao Tecnoblog que não há motivos para se preocupar, desde que os carregadores sejam certificados pela Anatel.

Ao site, a empresa informou que “produtos de recarga compatíveis de terceiros que atendam aos regulamentos e padrões de segurança aplicáveis (por exemplo, produtos certificados pela Anatel) podem ser usados para carregar o iPhone”, e que “o uso desses carregadores não afetará a garantia do produto”.

A notícia em si não é novidade. Em uma entrevista recente, Kaiann Drance (vice-presidente de marketing do iPhone) disse o seguinte:

Publicidade

Então, sobre os iPhones 12, você ainda pode usar seus cabos Lightning antigos e quaisquer adaptadores de tomada que funcionem com eles. Todos esses carregadores ainda funcionarão — de fato, nós encorajamos os consumidores a usá-los. Agora, se você precisa de um novo… nós colocamos um cabo USB-C para Lightning na caixa. É diferente porque é mais moderno, é mais rápido e você pode usá-lo com qualquer adaptador de tomada USB-C. Onde encontrar um desses, então?

Bom, talvez você já tenha um, que tenha vindo com um outro smartphone ou algum outro aparelho eletrônico. Nos últimos anos muitos deles já fizeram a transição para adaptadores USB-C. Se você é usuário Apple e tem um Mac ou iPad, nós também incluímos carregadores USB-C para esses produtos nos últimos anos, e as próprias portas dos dispositivos têm USB-C. Então essas são outras opções que você tem.

Ou seja, a própria empresa já havia informado que consumidores não precisariam necessariamente usar os carregadores oficiais para alimentar seus iPhones.

De fato, a Apple não tinha como controlar isso nem mesmo quando disponibilizava um carregador na caixa junto aos iPhones — afinal, a pessoa podia simplesmente deixar o acessório na caixa e usar outro qualquer que já tinha. Essa, inclusive, foi uma das premissas que fizeram a Apple tirar o carregador da caixa dos smartphones, dizendo que muitas pessoas já tinham adaptadores em suas casas.

Curiosamente, a empresa também informou ao site que (ainda) não foi notificada oficialmente pelo Procon-SP a respeito da polêmica envolvendo os carregadores. 🤷🏻‍♂️

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo Zombie Rollerz: Pinball Heroes é lançado no Apple Arcade

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 29 de novembro a 6 de dezembro

Posts Relacionados