O melhor pedaço da Maçã.

Como gerar o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 pelo iPhone

Shutterstock.com
Vacina para a COVID-19

Há algum tempo, demos uma dica por aqui de que o aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde, havia ganhado a possibilidade de exibir o seu histórico de vacinação contra a COVID-19.

Publicidade

O que muitos não sabem é que ele possibilita também a emissão do “Certificado Nacional de Vacinação COVID-19”, o qual permite que a pessoa que esteja vacinada com as duas doses do imunizante (ou a dose única, em alguns casos) possa salvar e posteriormente imprimir o documento para servir como forma de comprovação.

O Ministério da Saúde afirma que, apesar de não haver uma normativa internacional sobre o assunto, alguns países estão aceitando esse Certificado de Vacinação como forma de comprovar a imunização.

Você pode gerá-lo tanto pelo site quanto pelo aplicativo Conecte SUS, disponível na App Store (e, no caso de Androids, no Google Play). Primeiramente, você vai precisar criar uma conta no gov.br para acessar esse e outros serviços do Governo Federal, como a Carteira Digital de Trabalho e o Seguro-Desemprego, por exemplo.

Publicidade

Feito isso, basta fazer o download do aplicativo Conecte SUS e fazer o login. Vá até a aba “Histórico” e toque em “Vacinas”. Em seguida, toque nas informações da vacina e, na parte inferior, no botão azul “Certificado de Vacinação”.

Além de visualizá-lo em português, o aplicativo também permite que você possa salvá-lo em espanhol ou inglês. Para isso, toque no botão “BRA” com a bandeira do Brasil na parte superior.

Na parte inferior, ainda é possível autenticar o certificado usando um código QR ou um código de 16 dígitos. Tocando no botão “Compartilhar” (no canto superior direito), você pode visualizar o certificado e, caso queira salvá-lo ou compartilhá-lo com outros aplicativos, toque no botão de compartilhar novamente (no canto superior direito).

Publicidade

Até o momento, infelizmente o app não permite a exportação desse certificado para o aplicativo Wallet — o que seria bem bacana para donos de iPhones.


Ícone do app Meu SUS Digital
Meu SUS Digital de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 13.0.0 (180.5 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

com informações do Ministério da Saúde

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Kick Ass Commandos, ABC Star – Letter Tracing, FiveNotes e mais!

Próx. Post

Como identificar se os seus AirPods são originais

Posts Relacionados