O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Projeto “Apple Car” passa a ser comandado por chefão de inteligência artificial

John Giannandrea

Temos mudanças no que se refere à organização do “Apple Car”. E elas indicam um pouco o rumo do projeto dentro da empresa.

Publicidade

Segundo informações da Bloomberg1, John Giannandrea (vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e de estratégia de inteligência artificial da Apple) é o novo supervisor do “Projeto Titan”, que envolve um carro (ou um sistema para automóveis) autônomo.

As tarefas diárias são lideradas por Doug Field e sua equipe composta por centenas de engenheiros — agora, contudo, eles respondem ao grupo de inteligência artificial e aprendizado de máquina de Giannandrea, segundo pessoas familiarizadas com a mudança.

A mudança tem motivo: antes, Field respondia a Bob Mansfield (ex-vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple que havia se apostado em 2012, mas deixou de lado o descanso para comandar tal projeto dentro da Maçã). Agora, anos depois, Mansfield se aposentou de verdade, passando o bastão para Giannandrea — que por sua vez entrou na Apple recentemente, em 2018, vindo do Google.

Publicidade

Os rumores sobre o “Apple Car” são um tanto quanto mistos. Tudo começou lá atrás, em 2014, com a ideia de um carro autônomo; depois, por conta dos muitos desafios técnicos e até mesmo de liderança — não foi à toa que Mansfield deixou sua aposentadoria de lado —, o foco parece ter mudado para um sistema de direção autônomo ou algo do tipo.

Desde então, já vimos alguns carros autônomos da Maçã rodando pelos Estados Unidos — ainda que a frota tenha diminuído em 2019; em 2017, Tim Cook confirmou pela primeira vez que a Apple estava trabalhando em um sistema de direção autônomo.

Estamos nos focando em sistemas autônomos e, claramente, um dos propósitos desses sistemas são carros autônomos. Há outros, e nós o consideramos como a mãe de todos os projetos de IA. Provavelmente, um dos projetos de IA mais difíceis de se trabalhar. E autonomia é algo incrivelmente excitante para nós.

Questionado pela Bloomberg sobre as mudanças internas, um porta-voz da Apple se recusou a comentar qualquer coisa.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Uber

Uber e Uber Eats agora aceitam Apple Pay no Brasil

Próximo Artigo
Writey

Promoções na App Store: Writey, The Uncertain, Hazmat Hijinks: Total Meltdown e mais!

Posts Relacionados