Em julho passado, falamos sobre uma pesquisa da Apple feita com alguns usuários, consultando-os sobre o uso (ou não) dos carregadores que vinham na caixa dos iPhones. Alguns meses depois, vimos o resultado disso tudo.
Agora, pelo visto, a Maçã está considerando (ainda que muito longinquamente) diminuir ainda mais a caixa dos seus smartphones.
Um leitor brasileiro do 9to5Mac enviou ao site uma pesquisa que recebeu da Apple com algumas perguntas interessantes. O leitor, que adquiriu um iPhone 12 Pro Max recentemente, foi consultado se já tinha usado alguns dos itens que acompanhavam o aparelho — ou seja, os adesivos da Apple, a ferramenta de ejeção do cartão SIM, o guia de boas-vindas e… o cabo de Lightning para USB-C.
Obviamente, isso não significa que a Apple está ativamente planejando retirar também o cabo da caixa dos iPhones. Entretanto, a semente está plantada.
Face ID questionado
No mesmo email recebido, uma outra pergunta pode indicar possíveis planos (ou hipóteses) da Maçã. Em certo momento, a empresa questiona se o usuário está ou não satisfeito com o Face ID do seu novo iPhone; caso a resposta seja negativa, a Apple pergunta a razão — e o usuário pode dar uma das seguintes respostas:
- Preocupações com segurança ou privacidade
- Não gosto de ter de pegar meu telefone para usar o Face ID
- Desempenho lento/com atrasos
- Não detecta meu rosto em todas as situações (por exemplo, pouca luz, ângulos, deitado, com óculos de sol)
- Prefiro o Touch ID
- Não é confiável; nem sempre desbloqueia o iPhone
- Outro (especifique)
- Não tenho certeza
A pesquisa é um dos primeiros indícios de que a Apple pode, de fato, estar considerando outras opções de autenticação biométrica em futuros iPhones. Há pouco tempo, a transição do Touch ID para o Face ID parecia definitiva, mas o mundo mudou — passamos a usar máscaras ao colocar o pé fora de casa, o reconhecimento facial tornou-se significativamente menos efetivo e o burburinho para que a Maçã considerasse outras formas de autenticação aumentou progressivamente.
O Touch ID, vale lembrar, está longe de morrer: ele continua lindamente vivo nos MacBooks Air/Pro e em alguns iPads — no iPad Air mais recente, inclusive, ele apareceu pela primeira vez no botão de liga/desliga do dispositivo, o que já pode indicar um caminho para futuros iPhones.
Ainda não sabemos como será o dia de amanhã: pode ser que a Apple simplesmente fique com o Face ID como opção única de desbloqueio nos iPhones, ou adote uma solução mista… ou mesmo dê uma reviravolta absoluta e troque o reconhecimento facial por algum outro método. Vamos ver.