Hoje mais cedo, falamos aqui sobre as queixas do WhatsApp acerca das novidades de privacidade do iOS 14 — entre as quais, as chamadas “informações nutricionais”, os “quadrinhos” que passarão a ser exibidos em todas as páginas da App Store resumindo quais tipos de dados são coletados por aquele determinado aplicativo.
Segundo o WhatsApp, tal regra beneficiaria a Apple por uma razão: como os aplicativos da empresa (como o iMessage) já vêm pré-instalados nos dispositivos, eles teriam uma vantagem injusta sobre a concorrência por não precisar exibir esses dados. Pois a Maçã tratou de responder à crítica.
Em nota enviada ao Axios, a Apple afirmou que as “informações nutricionais” e todos os outros dados relacionados a privacidade dos seus apps estarão disponíveis publicamente — seja na App Store, no caso de aplicativos que estejam disponíveis lá, ou no site da empresa, para apps que não sejam tenham páginas específicas na loja (como o próprio iMessage).
A Apple lembrou também que todas as regras de privacidade do iOS 14, como as permissões e o acesso aos dados dos usuários, aplicam-se igualmente aos seus aplicativos e aos da concorrência.

A empresa não comentou, entretanto, se pretende expandir os dados dos quadrinhos de “informação nutricional” — uma das críticas do WhatsApp foi ao fato de que as informações lá exibidas são limitadas, e podem levar os usuários a pensar que a captura de certos dados é nociva ou indesejável (quando, nas palavras do mensageiro, não seriam).
Vale notar que desenvolvedores já estão, desde ontem, sendo obrigados a incluir os dados de “informação nutricional” em novos apps ou atualizações enviadas à App Store. Os quadrinhos, entretanto, ainda não apareceram na loja para os usuários — isso provavelmente acontecerá nos próximos dias ou semanas.
via MacRumors