O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp protesta contra medidas de transparência da Apple

Informações de privacidade na App Store no iOS 14

O WhatsApp foi a última grande empresa a comentar as mudanças nas diretrizes de transparência da Apple, que obrigam desenvolvedores a enviarem informações sobre quais dados de usuários eles coletam, de acordo com uma nova publicação no blog do mensageiro.

Publicidade

No artigo, o WhatsApp argumenta ser injusto que as regras “pareçam não cobrir” o Mensagens (da Apple), uma vez que ele não está disponível na App Store — o app nativo vem pré-instalado nos dispositivos. Eles também alegam que “devem” coletar determinados tipos de dados para oferecer uma melhor experiência aos usuários:

Devemos coletar algumas informações para fornecer um serviço de comunicação global confiável. Por princípio, minimizamos as categorias de dados que coletamos. Para os tipos limitados de dados que coletamos, tomamos medidas para restringir o acesso a essas informações. Por exemplo, embora você possa nos conceder acesso aos seus contatos para ajudar a entregar as mensagens que você envia, não compartilhamos listas de contatos com ninguém, incluindo o Facebook, para seu próprio uso.

Mais especificamente, o WhatsApp implicou com os termos que a Apple está usando para descrever os tipos de dados que os aplicativos coletam, como “informações financeiras” ou “conteúdo do usuário”; segundo eles, esses termos podem “preocupar usuários” em relação aos dados que o WhatsApp coleta, colocando-os em desvantagem em relação a outros apps.

Não obstante, o WhatsApp disse que enviou as informações exigidas pela Apple no começo desta semana, mas apontou que “o modelo da Apple não esclarece até que ponto os aplicativos podem proteger informações confidenciais”.

Publicidade

Em uma declaração ao Axios, um porta-voz do Facebook disse que, embora o WhatsApp não tenha acesso às mensagens de usuários ou à sua localização precisa, eles estão “presos aos mesmos rótulos amplos de outros aplicativos que têm essas práticas”.

Como sabemos, o WhatsApp é uma empresa do Facebook, a qual vem acusando a Apple de provocar uma redução na receita com publicidade a partir de suas novas regras de privacidade — as quais serão implantadas em 2021.

Pelo visto, essa briga está longe de terminar…


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.83 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Reparos em assistência técnica atrasam após ataque cracker

Próx. Post

Google Fotos agora sincroniza favoritos com o Fotos (da Apple)

Posts Relacionados