O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple confirma que está criando seu próprio modem para iPhones

Modem X55, da Qualcomm

Há muito tempo se fala que a Apple está investindo na criação de seus próprios modems para equipar iPhones, iPads e outros dispositivos. Indícios disso não faltam, como a compra da divisão de modems 5G da Intel. Mas até então, ninguém dentro da Apple havia confirmado isso com todas as letras. Até hoje.

Publicidade

De acordo com a Bloomberg1, Johny Srouji (vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple) confirmou hoje em uma reunião com funcionários que a empresa começou a construir seu próprio modem para futuros dispositivos.

Com essa movimentação de agora, a Apple no futuro pretende terminar a parceria que hoje tem com a Qualcomm; a notícia, mesmo que esperada, fez as ações da Qualcomm caírem quase 5% pós-fechamento da NASDAQ.

Este ano, iniciamos o desenvolvimento do nosso primeiro modem celular interno, o que permitirá outra transição estratégica fundamental. Investimentos estratégicos de longo prazo como esses são uma parte crítica para viabilizar nossos produtos e garantir que tenhamos um rico pipeline de tecnologias inovadoras para o nosso futuro.

A Apple já deixou claro que pretende abraçar a tarefa de criar os componentes essenciais dos seus aparelhos — ela hoje já projeta, por exemplo, os processadores da família “A” (iPhones e iPads) e “M” (Macs), os chips “W” (do Apple Watch), “H” (dos AirPods) e o U1 (banda ultralarga). O modem celular, como sabemos, é uma das partes mais importantes, afinal é por ele que se torna possível realizar chamadas telefônicas e se conectar à internet via redes celulares.

Publicidade

A aquisição dos negócios da Intel foi fundamental para a Maçã dar esse passo, algo que foi confirmado por Srouji na reunião — além, é claro, das inúmeras contratações que a empresa vem fazendo ao longo dos anos, inclusive “roubando” funcionários da própria Qualcomm.

O executivo não deu uma pista de quando a Apple passará a usar seus próprios modems, mas como o acordo entre a Apple e Qualcomm (firmado em 2019) tem duração de seis anos, podemos imaginar que essa transição poderá começar por volta de 2025.

Até lá, a Qualcomm poderá pensar em como resolver esse problema — afinal, o acordo com a Apple representa hoje cerca de 11% da sua receita.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Pocket Rocket

Promoções na App Store: Pocket Rocket, Zero+, Trine e mais!

Próximo Artigo
Tim Cook

Trabalho no Apple Park não voltará antes de junho de 2021

Posts Relacionados