O melhor pedaço da Maçã.

VLC para iOS viola licença GPL, Apple leva a culpa e cobras mordem suas próprias caudas

Ícone do VLC para iOS

Ícone do VLC para iOSOk, alguém me faça o favor de explicar que marmota é essa: Rémi Denis-Courmont, um dos principais desenvolvedores do VLC para desktops, mandou uma notificação oficial de infração de copyright para a Apple, acusando-a de distribuir irregularmente o VLC para iOS, violando a GNU General Public License (GPL). Acontece que, por ser um projeto de código aberto, o app não pode ser distribuído com DRM.

Publicidade

Apesar de reconhecer que os desenvolvedores do app deveriam ter percebido a incompatibilidade do VLC com o modelo de distribuição da App Store, Courmont acusa a Apple de ser intransigente no controle da plataforma móvel dela.

Dane-se a lógica: o app está disponível gratuitamente para quem quiser baixar, a Apple arca com todas as despesas de hospedagem e distribuição, o binário fica nos servidores dela, ela é quem distribui as atualizações e o mané vem reclamar de uma coisa que é absolutamente irrelevante em termos práticos só por causa de inflexibilidade legal? Quer tirar o app da loja, tire! Jogue fora o trabalho dos desenvolvedores dele, mas assuma a responsabilidade em vez de culpar quem não tem nada a ver com isso.

Publicidade

Muito mais sentido teve a postura do pessoal do Adium, que viu que a App Store não combina com GPL e resolveu nem entrar — mas tem gente que não perde chance de começar um bafafá e sair apontando dedos como se fossem defensores dos frascos e comprimidos. Tome nota: você vai ficar sem VLC no iPad, iPhone e iPod touch por causa de intransigência, sim, mas não da Apple.

Em tempo: por que a Apple simplesmente não implementa espaço para licenças GPL na App Store? Porque ela não quer! Agora imponha unilateralmente isso a uma empresa privada e defenda um discurso de liberdade na mesma frase, pra ver como é bom ser incoerente…

[via iLounge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs acha que USB 3.0 ainda não está pronta para equipar novos Macs

Próx. Post

Crabboy traz novas historinhas semanais do Menino Caranguejo em iPhones/iPods touch

Posts Relacionados