Parece que a coisa finalmente deslanchou: depois de um longo período concentrado apenas nos Estados Unidos, a renovação dos Mapas da Apple foi concluída no país de origem da empresa e, alguns meses depois, atravessou o Atlântico para chegar ao Reino Unido e à Irlanda. Agora, mais uma expansão — desta vez, para o Canadá.
A renovação traz uma série de novidades, a começar pela própria qualidade dos mapas: agora, residentes e visitantes do país poderão desfrutar de uma representação muito mais fiel da realidade, com prédios em 3D mais realistas e marcações mais precisas de áreas de vegetação, rios e praias, além de vias mais definidas e obedecendo às escalas da malha viária do local.
A atualização traz também o recurso Olhe ao Redor (Look Around), similar ao Google Street View, a algumas das maiores cidades do Canadá, como Calgary, Montréal, Toronto e Vancouver, além de partes das províncias de Nova Escócia e Terra Nova e Labrador.
Canadenses e visitantes terão acesso, também, aos Guias dos Mapas da Apple — seções com conteúdo curado de várias fontes, com reportagens, dicas de viagem, atrações locais, estabelecimentos a se conhecer e experiências nas cidades do país.
Outras novidades da renovação incluem rotas para carros elétricos (que levam em conta estações de recarga no caminho), direções curva a curva mais naturais com a Siri, informações de transporte público em tempo real, mapas internos para grandes estabelecimentos (como aeroportos e shopping centers), dados de voos e suporte ao Flyover em algumas das maiores cidades do país. Também é possível, por lá, compartilhar sua previsão de chegada em algum lugar com seus contatos.
As novidades nos Mapas da Apple já estão disponíveis no território canadense. Nada mau, hein?