O melhor pedaço da Maçã.
Cesare Andrea Ferrari / Shutterstock.com
iPad com mouse e teclado

Como usar um mouse ou trackpad no iPad

Até o iPadOS 13.3.1, a principal forma de interação com o iPad era por meio de sua tela multitoque. Isso mudou, porém, com a chegada do iPadOS 13.4 em março de 2020.

Publicidade

A principal mudança foi o suporte nativo a mouses e trackpads Bluetooth, tanto os fabricados pela Apple quanto os de terceiros. Esse foi mais um dos passos que a Maçã tomou para deixar o iPad com “cara de computador” e abriu o leque para que o tablet seja usado de outras maneiras.

Abaixo, ensinaremos como usar um mouse ou um trackpad com o iPad.

Compatibilidade

Antes de tudo, seu iPad precisa estar rodando minimamente o iPadOS 13.4, que é compatível com os seguintes modelos:

Publicidade
  • iPads Pro (todos os modelos)
  • iPad Air 2 ou superior
  • iPad de 5ª geração ou superior
  • iPad mini 4 ou posterior

Aqui, uma ressalva: a Apple deixa claro que os gestos e rolagens do sistema não são compatíveis com as primeiras gerações do Magic Mouse e do Magic Trackpad.

Como conectar um mouse ou trackpad Bluetooth ao iPad

Primeiro, certifique-se que o mouse/trackpad esteja ligado e próximo ao iPad. No iPad, abra os Ajustes e depois vá na seção “Bluetooth”. O acessório deverá aparecer em seguida na lista “Outros dispositivos”. Para emparelhar, basta tocar no nome do mouse/trackpad.

Usando um mouse/trackpad com o iPad

Alguns acessórios exigem outras etapas. Caso esse seja o seu caso, siga eventuais instruções exibidas na tela. Se por um acaso um código for solicitado ao emparelhar o Magic Mouse ou o Magic Trackpad da Apple, use 0000 (quatro zeros).

Se um alerta de conectividade for exibido

Ao usar um mouse ou trackpad Bluetooth com o iPad, um alerta de que o acessório “pode afetar a conectividade Wi-Fi e Bluetooth” pode ser exibido.

Usando um mouse/trackpad com o iPad

Isso porque o uso de um acessório Bluetooth com alguns modelos de iPad pode causar algum tipo de interferência sem fio. Quanto mais acessórios Bluetooth estiverem ativos e conectados ao iPad, maior a probabilidade de ocorrerem problemas de desempenho na conectividade sem fio.

Desconectar e esquecer o acessório Bluetooth

Para desconectar um mouse/trackpad, vá em Ajustes » Bluetooth, depois toque no botão “i” que fica ao lado do nome do acessório. Aí basta tocar em “Esquecer Este Dispositivo”

Navegando pelo iPad

Passe o mouse ou deslize o dedo sobre o trackpad assim como você faria em um computador. Conforme você vai passando pelos diferentes elementos na tela, o cursor muda de formato. Por exemplo, ele se transforma em um I quando está sobre textos, indicando que é possível inserir o cursor em um documento de texto ou destacar e copiar palavras em uma página da web.

Usando um mouse/trackpad com o iPad

Quando você passa o mouse/trackpad sobre várias partes do iPadOS, o cursor também muda de aparência e usa uma animação delicada para ajudar na navegação. Os botões da barra de ferramentas nos apps, por exemplo, mudam de cor, e os ícones dos apps na tela de Início ficam maiores.

Usando um mouse/trackpad com o iPad

Após alguns segundos de inatividade, o cursor desaparecerá. Para que ele volte a aparecer, basta mover o mouse ou tocar no trackpad.

Configurar os ajustes do mouse/trackpad

Você pode ajustar a velocidade do movimento do cursor, comportamento do clique secundário (mouse), o clique com dois dedos para que ele funcione como um clique secundário (trackpad) indo em Ajustes » Geral » Trackpad e Mouse.

Usando um mouse/trackpad com o iPad

Já em Ajustes » Acessibilidade » Controle do Cursor, você pode deixar o cursor mais escuro e menos transparente (opção “Aumentar Contraste”), selecionar por quanto tempo o cursor deve ficar visível quando não é movimentado (“Ocultar Cursor Automaticamente”), mudar a cor do cursor (“Cor”), aumentar ou diminuir o cursor (“Tamanho do Cursor”), ativar/desativar as animações (“Animações do Cursor”) e ajustar a velocidade da rolagem das páginas com o mouse ou trackpad Bluetooth (“Velocidade da Rolagem”).


Agora você está pronto para usar o seu iPad com seu mouse/trackpad! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Trabalho no Apple Park não voltará antes de junho de 2021

Próx. Post

Configurando o HomePod como Home Theater da Apple TV

Posts Relacionados