O melhor pedaço da Maçã.

Patentes revelam Touch ID e antena sob a tela de iPhones

Hadrian / Shutterstock.com
iPhone 12 Pro

A Apple está, como quem não quer nada, dando pistas aqui e acolá de uma especulada (e esperada) novidade em futuros iPhones: Touch ID sob a tela.

Publicidade

Há alguns dias, comentamos que a Apple publicou uma pesquisa na qual consumidores foram questionados sobre o uso do Face ID, cujas alternativas incluíam a opção “prefiro o Touch ID”.

Agora, uma nova patente da Apple coloca ainda mais lenha nessa fogueira, mostrando que um futuro iPhone poderá incluir um Touch ID aprimorado (com ainda mais cobertura) sob a tela. As informações são do Patently Apple.

Enviada ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) em junho de 2019, a patente (que foi divulgada só agora) trata de um “Sensor de impressão digital sob a tela aprimorado usando filtros de campo de visão estreito com foco em ângulo” (“Enhanced under-display fingerprint sensing using angle-focused narrow field-of-view filters”).

O nome, embora confuso, traduz a proposta da Apple no desenvolvimento de um display que inclui uma camada emissora de luz, uma camada ótica, um filtro e um sensor de imagem pixelada — tudo isso permitiria que o sensor do Touch ID ocupasse um determinado espaço do display e evitasse problemas com reflexos de luz na tela, o que poderia atrapalhar a autenticação biométrica.

Antena sob o display

Um segundo pedido de patente (ainda mais antigo) revelado recentemente mostra que, além do Touch ID, as antenas dos iPhones também poderiam ser alocadas sob o display do dispositivo.

Publicidade

A tecnologia, denominada “Antena transparente híbrida integrável de exibição” (“Display integratable hybrid transparent antenna”), trata de como incorporar um módulo de radiofrequência sob telas.

Publicidade

Sabemos que a patente é voltada para iPhones pois ela cobre um dispositivo que “inclui uma tela de múltiplas camadas, uma camada sensível ao toque e uma camada de vidro de cobertura” — porém, isso também sugere que o iPad e até mesmo o Apple Watch poderiam ser beneficiados.

A Apple, no entanto, ressalta uma série de problemas relacionados à obtenção de sinal da antena — talvez por isso a tecnologia tenha ficado só no papel até o momento, mas isso não significa que a Maçã tenha desistido dela.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogue o clássico Snake II na tela inicial do seu iPhone

Próx. Post

Apple Fitness+ terá demonstrações de exercícios para iniciantes

Posts Relacionados