O melhor pedaço da Maçã.

Trabalho no Apple Park não voltará antes de junho de 2021

Executivos falaram ainda dos desafios do trabalho remoto ao longo de 2020
David Paul Morris/Bloomberg
Tim Cook

A quinta-feira foi marcada por reuniões importantes em Cupertino. Em uma conversa com funcionários, Johny Srouji (vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple) teria confirmado que a empresa está criando seu próprio modem para iPhones.

Publicidade

Obviamente, não foi apenas Srouji que conversou empregados da Maçã. A Bloomberg compartilhou1Matéria fechada para assinantes. também informações do bate-papo (virtual) que o CEO2Chief executive officer, ou diretor executivo. Tim Cook e outros executivos tiveram eles.

Planos para voltar aos escritórios

Cook compartilhou detalhes sobre os planos para que todos retornem aos escritórios. Em julho passado, o executivo havia comentado que essa volta não aconteceria antes de 2021; agora, com o cenário pandêmico mudando um pouco, o assunto voltou à tona.

O executivo teria afirmado “parecer provável” que a maioria das equipes não voltará aos escritórios antes de junho de 2021. Historicamente, a Apple sempre foi uma empresa mais adepta a trabalho no escritório (por conta da colaboração que o contato físico gera) mas, aparentemente, o chefão da Maçã ficou feliz com o sucesso da empresa em 2020 e está mais disposto a flexibilizar um pouco a questão envolvendo trabalho remoto.

Não há substituto para a colaboração cara a cara, mas também aprendemos muito sobre como podemos fazer nosso trabalho fora do escritório sem sacrificar a produtividade ou os resultados. Todos esses aprendizados são importantes. Quando estivermos do outro lado dessa pandemia, preservaremos tudo o que há de bom na Apple e, ao mesmo tempo, incorporaremos o melhor de nossas transformações neste ano.

Contornando desafios

Cook não foi o único a falar. Dan Riccio (vice-presidente sênior de engenharia de hardware) disse que o trabalho remoto foi um “grande desafio” para o projeto de dispositivos, que geralmente é feito em laboratórios.

Publicidade

Ele afirmou que as restrições de viagens em março passado foram particularmente duras, pois é justamente nesse período que engenheiros costumam viajar para a China a fim de ajudar a iniciar a fabricação dos produtos que serão lançados em setembro/outubro.

A Apple resolveu esse problema com engenheiros controlando robôs de casa e usando iPads com software de realidade aumentada para orientar técnicos nas fábricas chinesas e em outros países. A equipe de Riccio também trabalhou em horários diferentes para se comunicar melhor com a equipe da China — afinal, a diferença de fuso horário é grande.

Um dia a mais de descanso

Por conta dos inúmeros desafios dos últimos meses, a Apple disse que dará a funcionários em diversas regiões um dia a mais de descaso remunerado, programado para 4 de janeiro — ou seja, uma espécie de feriado prolongado, já que 1º de janeiro cairá numa sexta-feira.

Doações

Outro ponto abordado na reunião foi o programa de doação de funcionários da Apple, que teve um desempenho bem forte em 2020. Segundo Cook, desde o início da iniciativa, mais de US$591 milhões foram doados para instituições de caridade; funcionários da Maçã também doaram mais de 1,6 milhão de horas.

Publicidade

Mas o ano ainda não terminou: o CEO disse que a Apple fará uma doação de US$5 milhões para organizações que ajudam prejudicados pela COVID-19.

Outros executivos

O COO3Chief operating officer, ou diretor de operações. Jeff Williams, que agora tem a equipe de design sob sua responsabilidade, disse que eles “descobriram novas maneiras de trabalhar” remotamente; Sabih Khan (executivo de operações) elogiou a capacidade da sua equipe de produzir em 2020 com o mínimo de atraso.

Eddy Cue falou sobre o desempenho dos serviços da Apple, enquanto Lisa Jackson discutiu a promessa climática da Maçã; Deirdre O’Brien comentou os esforços de varejo no meio da COVID-19, enquanto John Giannandrea discutiu as iniciativas de IA, incluindo o informação de que a Apple antecipou o lançamento de seu recuso de lavar as mãos, no Apple Watch, para este ano.


Aparentemente, mesmo com todos os desafios, problemas e tragédias de 2020, foi um ano bastante positivo para a Apple.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.
  • 2
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 3
    Chief operating officer, ou diretor de operações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple confirma que está criando seu próprio modem para iPhones

Próx. Post

Como usar um mouse ou trackpad no iPad

Posts Relacionados