O melhor pedaço da Maçã.

Epic Games(!) lança app para criar modelos 3D com o iPhone [atualizado]

RealityScan

Criar modelos 3D a partir de objetos reais não é uma tarefa muito fácil, mas tem muita gente empenhada em tornar esse processo menos complicado — como é o caso da Epic Games (sim, aquela Epic Games) com o lançamento do RealityScan.

Publicidade

Trata-se de um aplicativo gratuito de digitalização 3D, desenvolvido em parceria com a Capturing Reality e com a Quixel, para transformar fotos tiradas através de smartphones — como o iPhone, obviamente — em modelos 3D de alta fidelidade.

O RealityScan é, até certo ponto, construído com base no RealityCapture, software capaz de “reconstruir objetos e cenas de qualquer tamanho a partir de imagens ou digitalizações a laser, produzindo digitalizações 3D com precisão incomparável”.

YouTube video

Desse software, o RealityScan incorporou a digitalização 3D rápida e fácil, e agora ela poderá chegar aos dispositivos móveis dos usuários — mesmo que o aplicativo ainda opere em fase beta, atualmente.

Publicidade

Michal Jancosek, cofundador da Capturing Reality, destacou o RealityScan como um primeiro passo para que a digitalização 3D seja disponibilizada para todos os criadores:

Acreditamos que essa ferramenta ajudará muito as pessoas com as mais diversas habilidades a entender melhor os princípios básicos de digitalização, preenchendo a lacuna entre iniciantes e profissionais.

O uso do app, vale recordar, será ainda mais satisfatório caso o seu iPhone conte com o sistema TrueDepth, o qual foi implementado para possibilitar o reconhecimento facial com o Face ID a partir do iPhone X e conta com uma tecnologia de detecção de profundidade.

E se você não está entendendo como a Epic, que teve sua conta de desenvolvedora cancelada após o início do imbróglio judicial com a Apple, pode distribuir seu aplicativo livremente na plataforma da Maçã, explicamos: a empresa pôde manter algumas contas secundárias, como aquelas responsáveis pela API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Unreal Engine (da qual dependem uma boa porção dos jogos do iOS/iPadOS). É por meio dessas contas que o RealityScan está sendo disponibilizado.

Voltando ao app em si, ele tem o lançamento de sua primeira versão final previsto para o fim do ano. Até lá, o RealityScan estará disponível para download via TestFlight — numa primeira rodada, apenas para os 10.000 primeiros usuários do iOS interessados.

Publicidade

Infelizmente esse número já foi atingido, mas nada impede que a Epic ofereça uma nova leva de “vagas” para os testes em breve. Portanto, fique de olho! 😜

via 9to5Mac

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro01/12/2022 às 16:00

Após meses disponível apenas no TestFlight para testadores, o app RealityScan finalmente está disponível na App Store.

Como explicamos na matéria original acima, o RealityScan permite criar modelos 3D em apenas alguns minutos. Para isso, basta fotografar um objeto usando seu iPhone ou iPad e o aplicativo faz o resto para transformar as imagens em um modelo 3D. Após a conclusão da captura, a imagem final pode ser exportada e usada para diversos fins, como transformada em objetos de realidade aumentada ou adicionada a jogos com a Unreal Engine.


Ícone do app RealityScan - 3D Scanning App
RealityScan - 3D Scanning App de Unreal Engine
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.4.1 (49.5 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App libera brilho máximo da tela dos novos MacBooks Pro

Próx. Post

Corrigido: WhatsApp Desktop volta a exibir prévias de links

Posts Relacionados