O melhor pedaço da Maçã.

ETSI escolhe o padrão de cartões Nano-SIM que provavelmente é o da Apple [atualizado 2x]

Cartão Nano-SIM proposto pela Apple

Recentemente falamos bastante do envolvimento de Apple, Nokia, Motorola e Research In Motion no desenvolvimento da quarta geração de cartões SIM. A votação do ETSI (European Telecommunications Standards Institute) foi adiada de abril para maio devido a um protesto da RIM — ela reclamou das táticas utilizadas pela Maçã para angariar mais votos.

Publicidade

Em meados de maio, a Apple revisou o design de sua proposta e, logo depois, a dupla Nokia/RIM apresentou uma nova, a qual mesclava a ideia inicial delas e algumas da Apple, contudo, a coisa não foi pra frente, conforme informou o TNW.

Cartão Nano-SIM proposto pela Apple

O anúncio do novo padrão já está no site do instituto e, de acordo com as informações, ele é 40% menor que os atuais cartões, medindo 12,3×8,8×0,67mm, sendo ainda retrocompatível — é necessário o uso de um adaptador, é claro — e com suporte às redes GSM, UMTS e LTE (4G).

Publicidade

O novo formato foi adotado pela indústria com a participação dos principais operadoras de redes móveis, fornecedoras de cartões inteligentes e fabricantes de dispositivos móveis. O novo projeto será publicado em breve sob a especificação ETSI TS 102 221, disponível gratuitamente como todas os padrões do ETSI, através do site do ETSI.

Apesar de não confirmar explicitamente que a proposta de Nano-SIM vencedora é a de Cupertino, as medidas destacas pelo ETSI batem exatamente com o padrão da Apple.

Atualização

Segundo o The Verge, as dimensões do padrão proposto pela Nokia/RIM são exatamente iguais ao da Apple, portanto, não temos como afirmar com certeza, ainda, que o design da Maçã foi o escolhido pelo instituto.

Publicidade

Atualizaremos este artigo assim que tivermos a notícia confirmada.

Atualização II, por Rafael Fischmann

Um porta-voz da Nokia afirmou ao The Verge que também acredita que o design da Apple foi escolhido, e a fabricante finlandesa agora disse que irá licenciar sob termos FRAND quaisquer patentes de sua autoria que possam contribuir para a evolução do padrão.

Ainda assim, como foi evidentemente contrariada em sua proposta, ela aguardará a resposta do mercado quanto à adoção do novo padrão — identificado como 4FF. Por ora, ao que tudo indica, a Nokia continuará usando Micro-SIMs (3FF) em todos os seus produtos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gartner: Apple renova seu estoque a cada 5 dias

Próx. Post

Needham & Company: apesar de falta de atualizações, vendas de Macs na Ásia aumentaram 40% no último trimestre

Posts Relacionados