O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App Store estreia quadros de “informações nutricionais”

Reunindo de forma mais simples e clara os dados capturados por cada aplicativo
Informações de privacidade no macOS e no iOS

Hoje é dia de novidades na Apple: junto com a chegada do iOS/iPadOS 14.3, do macOS Big Sur 11.1, do watchOS 7.2 e do tvOS 14.3, a Maçã colocou no ar também os quadros de “informações nutricionais” em todas as páginas de aplicativos na App Store.

Publicidade

Para quem não acompanhou as novidades de privacidade da Maçã nos últimos meses, as “informações nutricionais” são o apelido que a Apple deu aos quadrinhos que, a partir de hoje, serão exibidos em todas as páginas da App Store. A função deles é resumir, de uma forma simples de entender, todos os dados capturados por aquele app em particular, para que o usuário saiba exatamente quais informações estará cedendo (e de que forma) aos desenvolvedores.

São três quadros:

  • O primeiro exibe quais tipos de dados serão usados para rastrear você naquele aplicativo e em outros apps e sites, como informações financeiras ou de localização.
  • O segundo exibe dados ligados à sua identidade, mas que não serão usados para lhe rastrear entre aplicativos ou sites (portanto, ficarão limitados ao ambiente daquele app específico).
  • O terceiro detalha dados que serão capturados, mas não serão associados à sua identidade, como padrões de uso ou diagnósticos — informações que são enviadas aos servidores do aplicativo, mas que não estão atreladas a você.

Vale lembrar que os desenvolvedores estão obrigados a incluir essas informações em todos os novos apps ou atualizações que enviam à App Store desde o último dia 8 — ou seja, ainda levará um tempo até que todos os aplicativos exibam as “informações nutricionais”, mas o passo inicial já está dado.

Página de Privacidade

Para complementar as novidades, a Apple atualizou sua página de Privacidade na web: a seção dedicada à App Store tem, agora, um novo quadro falando exatamente sobre os quadrinhos de “informações nutricionais”, notando que a loja deixará claro para os usuários como seus dados serão tratados por cada aplicativo — desta forma, cada um pode fazer suas escolhas da forma que achar mais pertinente.

Na mesma seção, a Maçã cita também as novidades de privacidade que chegarão ao iOS/iPadOS 14 no início do ano que vem — sim, aquelas mesmas que causaram reclamações intensas da indústria de publicidade e chegaram a ser adiadas pela Maçã. Pelo visto, agora é pra valer.

Publicidade

A página de Privacidade ganhou ainda outras alterações gerais, citando os recursos mais recentes trazidos pelos produtos e serviços da empresa (como o Safari e o Fotos). A Política de Privacidade da empresa também foi renovada e agora está mais fácil de ler, com todas as informações separadas em tópicos e com uma linguagem acessível, sem juridiquês ou termos complexos.

Boas novas, não?

via TechCrunch

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Detalhe no Dock do macOS Big Sur em MacBook

macOS Big Sur 11.1 chega com correções de bugs e melhorias gerais

Próximo Artigo
Gawker

Série da Gawker teria sido cancelada por ordem de Tim Cook

Posts Relacionados