O melhor pedaço da Maçã.

Operadoras bancam novo padrão de mensagens do Android; Apple continua fora

Dessa forma, o iPhone continuaria usando o padrão SMS ao se comunicar com aparelhos Android
Foto de Alexander Shatov no Unsplash
Ícone do iMessage estilizado

A Verizon se juntou às operadoras americanas AT&T e T-Mobile na adoção ao Mensagens, do Google, como seu mensageiro padrão em dispositivos Android — o qual utiliza o protocolo RCS (Rich Communication Services), que tem a finalidade de substituir o SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas..

Publicidade

O protocolo, para quem nunca ouviu falar, permite a troca de mensagens “mais ricas” se comparadas ao SMS — algo muito semelhante ao iMessage. Isso inclui a troca de mensagens via Wi-Fi, suporte a fotos e vídeos de alta resolução, mensagens de áudio, arquivos maiores, criptografia de ponta a ponta, bate-papos em grupo e recibos de leitura.

Em países como Estados Unidos e Portugal, o SMS ainda é muito utilizado pela população em geral — diferentemente do Brasil, que é muito adepto ao WhatsApp. Com a adoção do RCS, todas essas novidades serão fornecidas nativamente no Android por meio do aplicativo Mensagens, do Google.

Embora, nos últimos anos, o Google venha promovendo o RCS como o substituto do SMS, isso é algo que a Apple não aparenta se preocupar muito. Quando o RCS for implementado completamente no Android, as mensagens de texto entre telefones Android serão criptografadas de ponta a ponta — também similar ao iMessage.

Publicidade

O problema é que, com essa mudança no Android, a comunicação entre usuários do Android e do iOS ficará menos segura por conta da decisão da Apple de não suportar o RCS — desta forma, ainda mantendo o SMS como padrão.

O vice-presidente sênior do Android, Hiroshi Lockheimer, disse ao The Verge que a segurança das mensagens entre Android e iOS se tornará uma discussão importante com a adoção mais ampla do RCS.

A experiência de troca de mensagens na outra plataforma não terá criptografia se ainda mantiver o SMS. Acho que é uma dinâmica muito interessante e espero que, à medida que todos se concentram na segurança e na privacidade, isso se torne uma parte importante da discussão.

Lockheimer não proveu mais informações se o Google está discutindo isso com a Apple. A Maçã já foi convidada a adotar o RCS e, agora que as três principais operadoras americanas passaram a oferecer suporte a ele, talvez ela possa estar mais inclinada a implementar o padrão.

Por enquanto, contudo, não existem sinais de que a Maçã realmente substituirá o SMS na sua plataforma.

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chip U1 de iPhones é ativado na Argentina, no Paraguai e em mais países

Próx. Post

Promoções na App Store: The Chronos Principle, Tiny Calendar Pro, SideNotes e mais!

Posts Relacionados