Taí uma novidade que seria preciosa alguns meses atrás, mas ainda tem grande valia: o Google anunciou hoje que o Meet, sua plataforma de videoconferências, passou a incorporar legendas instantâneas em mais uma série de idiomas — incluindo o português do Brasil.
Se você não é familiar ao recurso, as legendas instantâneas (ou “automáticas”, ou “ao vivo”), chamadas pelo Google de live captions, usam aprendizado de máquina para reconhecer a fala dos usuários na chamada e transcrevê-la na tela, da mesma forma que em vídeos do YouTube — com a diferença, claro, que aqui tudo ocorre em tempo real, no momento da fala. 🤯
A funcionalidade estreou no ano passado com suporte somente ao inglês e, a partir de hoje, começa a funcionar em mais quatro idiomas: espanhol (da Espanha ou da América Latina), francês, alemão e português (do Brasil).
Com isso, mais milhões de usuários do Google Meet ganham acesso a um recurso importante de acessibilidade — muito bem-vindo especialmente a usuários com deficiências auditivas ou outras limitações.
Como ativar as legendas instantâneas no Google Meet
Para ativar as legendas instantâneas, basta clicar nos três pontinhos no canto inferior da tela, clicar na opção “Legendas” e selecionar o idioma da conversa. Suas preferências são persistentes, então se você ativar as legendas em português, por exemplo, elas aparecerão automaticamente em todas as suas futuras reuniões.
Outras novas ferramentas
Além da expansão das legendas instantâneas, o Google Meet ganhou também três novas ferramentas para ampliar o engajamento e o interesse dos participantes de reuniões, como contagens regressivas nos breakout rooms, relatórios de participação e uma ferramenta de “levantar a mão”, pela qual você pode sinalizar ao mediador que quer a palavra sem interromper o pensamento de outra pessoa.
As novidades já estão disponíveis no Google Meet.