O melhor pedaço da Maçã.

Polêmica: Wall Street Journal afirma que novos iPhones virão com conector USB-C em vez do Lightning

Chegou a hora do Wall Street Journal de falar sobre o “iPhone 8”. E apesar de basicamente o veículo confirmar muito do que a gente já discutiu aqui sobre o futuro lançamento da Apple (tela OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico., Touch ID incorporado ao display — naquela provável nova área funcional —, etc.), algo bastante polêmico e que gera muitas dúvidas, mesmo vindo de um veículo com tradição em vazamentos da Apple, também foi comentado por eles. Preparados?

Publicidade

Segundo o jornal, a Apple trocará o conector Lightning pelo USB-C não apenas no “iPhone 8”, mas também nos outros dois modelos que ela lançará em 2017 (“iPhone 7s” e “iPhone 7s Plus”). Dificilmente algo assim seria levado a sério (ao menos por mim) se fosse divulgado por algum outro veículo (como DigiTimes) ou algum analista (com exceção de Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, que tem um histórico invejável de acertos). Mas vindo do WSJ, é algo que temos que levar em consideração.

Lightning vs. USB-C

Fato é que a Apple trocou o conector de 30 pinos pelo Lightning em 2012, quando lançou o iPhone 5. Se por um lado fazer uma nova migração dessas apenas cinco anos após a introdução do Lightning é algo altamente questionável — e que sem dúvida nenhuma deixará muitos usuários frustrados/irritados (após investir em diversos acessórios que utilizam o conector) —, a adoção do USB-C no MacBook e no MacBook Pro (adeus, MagSafe) nos mostra que a Apple de fato abraçou a tecnologia. Portanto, não seria um absurdo vermos novamente uma mudança dessas sendo implementada em iPhones e iPads, a fim de tornar o uso de periféricos e acessórios ainda mais amplo no ecossistema da empresa.

Publicidade

Outra possibilidade, menos “agressiva”, seria a Apple simplesmente trocar a outra ponta do cabo USB que acompanha o iPhone (passaria a ser um Lightning para USB-C, portanto) e também o conector do seu adaptador de tomada. Assim, quem quisesse/precisasse conectar esses futuros iPhones a Macs/PCs sem uma porta USB-C teriam que comprar um cabo Lightning para USB-A separadamente.

Você, usuário de iPhone e/ou iPad, gostaria de ver uma mudança dessas?

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e SAP anunciam primeira ferramenta para construção de apps corporativos, a ser lançada em março [atualizado: já disponível!]

Próx. Post

Em reunião anual com acionistas da Apple, Tim Cook mais uma vez ressalta a importância dos Macs

Posts Relacionados